Siga o Portal do Holanda

ALERTA

Mais de 20 mil famílias ainda não se inscreveram no CadÚnico e podem perder BPC

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - O número de idosos e pessoas com deficiência inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ainda é baixo. A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), alerta aos beneficiários para que não percam o prazo - até 29/12 - e, com isso, tenham o benefício bloqueado.

O decreto 8.805, de 7 de julho de 2016, torna obrigatória a inscrição dos beneficiários e requerentes. Após essa data, as famílias que não estiverem cadastradas perderão o benefício. O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais, que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.

O Sistema de Registro Mensal de Atendimentos (SNAS/BPC), aponta que atualmente 52.446 mil famílias recebem o BPC em Manaus, porém apenas 31.016 estão inscritos no CadÚnico e 21.430 ainda precisam se inscrever.  O quantitativo representa 41% das famílias beneficiadas. 

Inscrição e Atualização

Para se cadastrar, o Responsável Familiar deve ter mais de 16 anos, residir com o beneficiário e procurar o Cras de sua área de abrangência. O endereço pode ser acessado pelo link:http://semmasdh.manaus.am.gov.br/wp-contentuploads201103cras-area-abrangencia-xlsx/.

Outra opção é a sede da Semasc, localizada na avenida Ayrão com avenida Ferreira Pena, s/nº, Centro, além da Subcentral do CadÚnico, no Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, bairro Jorge Teixeira, na zona Leste.  O atendimento em todos os equipamentos socioassistenciais do órgão é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Horário Especial

Para oferecer mais comodidade aos beneficiários, a Semasc montou um cronograma de atendimento com horário especial. Algumas unidades do órgão funcionarão aos sábados. Nesses dias o atendimento se dará das 8h às 12h.

No próximo sábado(8), estarão em atendimento a sede da Semasc, Subcentral do CadÚnico, Cras do bairro Cidade Nova e Cras Prourbis no Jorge Teixeira. Já nos dias 22 e 29, estarão em atendimento a sede da Semasc, Subcentral do CadÚnico e todos os Cras.

Documentação

Para a realização do cadastro ou atualização são necessários os documentos do responsável e de todos que moram na residência: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho e Comprovante de Residência.

Importante destacar que o número de CPF de todos os membros familiares deve ser registrado no CadÚnico para permitir a identificação do beneficiário e de sua família no momento da avaliação do benefício pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Greve dos Rodoviários em Manaus

HORA H: PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO AM, ANDRESON CAVALCANTE

Amazonas

Copyright © 2006-2018 Portal do Holanda.