Compartilhe este texto

Pessoal de saúde ganha treinamento sobre diagnóstico de doenças cardíacas no Amazonas

Por Portal Do Holanda

29/07/2019 11h01 — em
Amazonas



Manaus/AM - A Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Ufam (GMTS) promoveu oficina de “Eletrocardiograma aplicado à clinica médica” ministrado por videoconferência para médicos e enfermeiros do município de Humaitá.  A iniciativa é um projeto-piloto finalizado na tarde de quinta-feira, 25, a ser adotado para os demais municípios onde a Ufam possui sede permanente.

Oferecer formação em saúde de qualidade é um dos papéis da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Ufam (GMTS), por isso, uma vez por semana o setor promoveu oficina para atualizar os profissionais da área de atenção básica sobre um dos exames mais importantes para o diagnóstico de doenças cardíacas, o eletrocardiograma. De acordo com a gerente do setor, as doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no mundo e, por isso, é necessário que os profissionais de saúde estejam aptos a reconhecê-las e tratá-las adequadamente.

“Os municípios trabalham a atenção primária, então, a Universidade por meio, da GMTS, vem colaborar equipando, treinando, esses colegas dos municípios para identificar esses sinais, primeiro com o curso de ECG [eletrocardiograma] para que eles tenham o melhor manejo desse exame lá na ponta, já que são da atenção básica”, informa Adriane Diniz, gerente da GMTS Ufam.

Como primeira experiência em ensino a distância da GMTS, a oficina, ministrada em cinco módulos pelo médico cardiologista do Hospital Universitário Francisca Mendes, João Marcos Barbosa, foi bem avaliada pela gestora do setor. “Esse piloto teve uma boa resposta porque a unidade [de Humaitá] comprou a ideia. Eles se responsabilizaram, recrutaram os profissionais, os quais responderam de maneira bem positiva ao que foi apresentado. Nós parabenizamos o secretário de Saúde porque eles foram bem organizados. Os participantes assistiram a todos os cinco módulos e isso nós motiva a continuar com essa estratégia”, revelou.

Uma vez na semana os profissionais de Humaitá se reuniam na sala de aula equipada com os aparelhos de teleconferência, onde era feita a comunicação com o cardiologista João Marcos Barbosa, que por sua vez, ministrava o conteúdo da sala reservada na GMTS, localizada na Faculdade de Medicina da Ufam, em Manaus. “Nós buscamos os profissionais que são referência na área para apresentar os assuntos, muitos da Ufam, mas também de fora da Universidade”,  declarou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: doença cardiovascular, eletrocardiograma, humaitá, telessaúde, Ufam, Amazonas

+ Amazonas