Compartilhe este texto

Quem jogar bituca de cigarro na rua pode ser multado em Manaus

Por Portal Do Holanda

24/02/2020 11h48 — em
Amazonas


Foto: Pixabay

Manaus/AM - Projeto de Lei em tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CMM) estabelece multa de R$ 1.089,50 para quem jogar bitucas de cigarros, ou de produtos fumígenos derivados do tabaco, em ruas ou avenidas de Manaus. A proposta de autoria do vereador François Matos (PV) foi registrada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) no dia último 10 de fevereiro. 

O valor da multa por cada cidadão flagrado jogando bitucas de cigarros em vias públicas de Manaus poderá ser dobrada a cada infração. A norma ainda estabelece que a Prefeitura de Manaus deve promover campanhas preventivas de conscientização, quanto a pratica da Lei. 

O vereador François não estabeleceu quem deverá atuar na fiscalização para aplicação das multas, deixando essa atribuições para a prefeitura. 

Justificativa

No texto do projeto o vereador justifica que é comum vermos montanhas de bitucas de cigarros em frente de bares e restaurantes e que a decomposição do material demora cinco anos para ocorrer. 

"O tempo de decomposição de uma bituca de cigarro descartada incorretamente pode chegar a até cinco anos, principalmente se for jogada no asfalto. Sem contar o fato de que ela contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo, contamina rios e córregos. Essa relativa demora na decomposição se deve ao fato de que 95% dos filtros de cigarros são compostos de acetato de celulose, de difícil degradação”, justificativa o vereador.

Veja o projeto na íntegra: 

Clique para baixar arquivo


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Câmara Municipal Manaus, cmm, Manaus, multa bitucas cigarros, vereador François, Amazonas

+ Amazonas