Compartilhe este texto

Sema inicia revisão de regras para gestão de áreas protegidas no Amazonas

Por Portal Do Holanda

30/01/2020 13h11 — em
Amazonas


Normas de gestão começam a ser revisadas após 10 anos de criação do plano de gestão - Foto: Divulgação/Sema

Manaus/AM - Após dez anos da elaboração do Plano de Gestão do Mosaico do Apuí, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) iniciou, neste mês, a revisão das regras para a gestão de áreas protegidas localizadas nos municípios de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus) e Novo Aripuanã (a 227 quilômetros da capital). Até sexta-feira (31/01), moradores de comunidades tradicionais participam de reuniões junto à Sema, a fim de atualizar e adequar o Plano de Gestão às novas necessidades dos comunitários nas diversas atividades de manejo realizadas na região.

O território definido como “Mosaico do Apuí” foi instituído em 2005, como parte do plano de formação do Corredor Ecológico da Amazônia Meridional. À época, a finalidade da sua implementação era garantir que a área delimitada contribuísse para a conservação da biodiversidade local e a criação de uma barreira contra o desmatamento na região.

Ao todo, o Mosaico do Apuí abriga uma extensa área de 2.467.243,619 hectares, composta por nove Unidades de Conservação (UC) estaduais, sendo duas  áreas de proteção integral e sete de uso sustentável – entre Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), Reserva Extrativista (Resex), Parques e Florestas Estaduais.

O primeiro Plano de Gestão do Mosaico foi elaborado cinco anos após a criação da área, em 2010. Atualmente, o documento está sendo revisado por meio de oficinas de planejamento participativo conduzidas pela Sema. Além de representantes do poder público, os encontros envolvem organizações não governamentais e moradores das comunidades.

Segundo a gestora do Mosaico do Apuí, Aldeíza Lago, a atualização do Plano de Gestão é um importante passo para viabilização de normas que atendam às necessidades dos comunitários em sua totalidade. “Essa reformulação do plano é construída de maneira democrática com os moradores. O objetivo é propor um modelo baseado nas metodologias de planejamento voltadas ao desenvolvimento sustentável das nove Unidades de Conservação que compõem o Mosaico do Apuí”, destacou a gestora.

Oficinas de planejamento participativo

As primeiras comunidades a receberem as oficinas de planejamento participativo, entre 24 e 29 de janeiro, foram Matá Matá e Barra de São Manoel. A última oficina acontece na sede do município de Apuí, nesta quinta (30/01) e sexta-feira (31/01), no Centro Multifuncional da cidade.

As propostas conclusivas das oficinas serão apresentadas na reunião do Conselho Gestor do Mosaico do Apuí, no mês de março. Após aprovação do Conselho, o novo Plano de Gestão será oficializado por meio de decreto estadual.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Área protegida, gestão, Mosaico do Apuí, revisão das regras, Sem, Amazonas

+ Amazonas