Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Semed promove abertura do 2º Seminário das Escolas de Educação Integral em Manaus

Publicado

em

Foto: Eliton Santos / Semed Foto: Eliton Santos / Semed
Foto: Eliton Santos / Semed

Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Coletivo Escola Família Amazonas (Cefa) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), promoveu neste sábado, 9, a abertura do 2º Seminário ‘Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar Vidas’. O primeiro dia do evento aconteceu no Parque do Mindu, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus, e contou com a participação de educadores, familiares, comunitários, pesquisadores, estudantes, artistas e ativistas do campo do Direito à Educação e Direitos Humanos, além de representantes das Escolas Transformadoras no Brasil. 

O evento, que segue até a próxima terça-feira, 12, também contará com o ‘Seminarinho de Educação Democrática: As Vozes Infantis e o Fórum Amazonas de Educação Transformadora’ e com o Fórum Amazonas de Educação Transformadora.

Os trabalhos iniciaram com a Trilha de Saberes com o tema ‘A educação pública como prova de amor ao mundo: o Parque do Mindu como objeto de atenção e de estudo’. Logo depois o público foi recebido pelos representantes da comissão organizadora e parceiros do evento. Foi lançado ainda o livro ‘A participação da família na escola: caminhos possíveis’, o que também gerou uma roda de conversa sobre o tema.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Araújo, participou do seminário e destacou a importância do evento e a oportunidade da rede pública municipal de ensino mostrar para as pessoas que participam da ação, o apoio que a Prefeitura de Manaus dá às escolas de educação integral, por meio da Semed.

“A gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto iniciou a perspectiva da educação integral em 2015. Com esse evento nós queremos compartilhar os conhecimentos produzidos durante todo esse percurso e mostrar para a sociedade e pessoas que vieram de outras cidades e municípios do Amazonas o apoio que a Prefeitura de Manuas dá a essas escolas, por meio da Semed, e o quanto temos evoluído”, disse Euzeni, que também integra as rodas de conversas.

Programação

Pela parte da tarde as rodas de conversas abrodarão os temas ‘Perspectivas para as políticas públicas de Educação Integral nos contextos nacional e local’ e ‘A participação das famílias na Educação Integral: esperanças e compromissos pela qualidade da educação pública’. Além da oficina ‘Jardim dos Sons’ e para finalizar o dia, o Cortejo ‘Cultura, Diversidade e Democracia’, com apresentação cultural das escolas municipais Waldir Garcia e Maria das Graças Vasconcelos, com o Boi Garcioso e o Maracatu Quebra-Muro.

Para a coordenadora da Cefa, Ceane Simões, a Semed é uma grande parceira na difusão da educação integral, que é uma educação democrática. ‘Nós encontramos um solo muito fértil de diálogos junto a Semed, que vem trabalhando junto às escolas a educação integral de forma democrática, compreendendo a importância de cada criança, educador e familiares que decidem juntos a elaboração do currículo escolar com espaço e tempo de escuta garantido”, comentou a coordenadora.

Saiba por que você deve ser contra a prisão em segunda instância

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.