Compartilhe este texto

Visita técnica atesta qualidade do serviço de castração em Manaus

Por Portal Do Holanda

11/12/2018 19h47 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Após a retomada do serviço de castração animal para cães e gatos realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Manaus, a vereadora Joana Darc (PR), autora de ementa parlamentar que atende as demandas de controle de zoonoses na cidade, esteve na tarde desta terça-feira, 11/12, visitando a unidade móvel do serviço que funciona no estacionamento do Shopping Phelippe Daou, localizado na avenida Camapuã, bairro Jorge Teixeira, na zona Leste

“Estou muito contente e satisfeita, porque vi que realmente houve melhorias. Fico feliz que temos, por exemplo, aparelhos de anestesia e inalatório de qualidade. É gratificante saber que pude contribuir como parlamentar com a destinação dos recursos para esse avanço. A sociedade precisa do alinhamento do poder Legislativo e Executivo para que mais melhorias aconteçam”, destacou Joana Darc.

A vereadora destinou, via emenda parlamentar, o valor de R$ 180 mil ao Centro de Controle de Zoonoses para investimento em compras de equipamentos técnico e cirúrgico para castração, além da realização de mutirões de castrações, o que acarretará no aumento em 40% do número de vagas de castração ofertadas à população e aos protetores de animais.

Outra emenda da parlamentar destina R$ 65 mil para ser utilizado na criação do aplicativo móvel de agendamento de castração que democratizará e facilitará o acesso a esse serviço tão fundamental.

“Acompanhando a vereadora Joana Darc, estamos aqui fazendo essa fiscalização da verba pública. O intuito é proporcionar à população um serviço de qualidade, conforme determina o prefeito Arthur Virgílio. A partir de fevereiro de 2019, a população não precisará mais ficar em fila, pois poderá fazer seus agendamentos pela internet, por meio de um aplicativo próprio para o serviço”, garantiu o secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi.

Aproximadamente 1,3 mil pedidos de castrações estão agendados, desde março, por proprietários de animais e por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de proteção animal. Essa lista de espera está tendo atendimento prioritário com a retomada do serviço na unidade móvel do CCZ.

Para a presidente da OSC Sem Raça Definida (SRD), Carla Manarte, é missão de todos garantirem uma qualidade na saúde pública. “Nós estamos muito felizes com essa grande ajuda que garante qualidade no serviço aos cães e gatos. A gente vai continuar lutando por essa causa, que vem crescendo na cidade e merece toda atenção do serviço público e nós, cidadãos, somos os principais fiscais”, declarou.

Atendimentos

Na unidade móvel da zona Leste por dia serão realizadas, em média, 12 castrações, no período das 7h às 13h. A vacinação de cães e gatos continua com atendimento normal e funciona das 7h às 16h, de segunda à sexta-feira. A segunda unidade móvel de serviços deverá entrar em operação no início de 2019, em área que está sendo avaliada pela Prefeitura de Manaus, na zona Sul da cidade. No ano que vem, também devem ser iniciadas as obras de reforma da sede do CCZ.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas