Compartilhe este texto

Seap nega suspensão de visitas de Natal e Ano Novo em presídios do Amazonas

Por Portal Do Holanda

14/12/2018 13h26 — em
Policial



Manaus/AM - Após ser divulgado que detentos das unidades prisionais da capital não iriam receber seus familiares no Natal e no Ano Novo deste ano, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) divulgou uma nota negando essa medida. 

A Seap informou que os 15 dias de suspensão da entrada de visitantes no Compaj, publicada em Portaria n° 216/2018, no dia 5 de dezembro de 2018, corresponde ao período estabelecido para apuração dos fatos (morte do agente de ressocialização ocorrida no dia 1º deste mês), restabelecer a ordem e, posteriormente, baixar a tensão do sistema prisional do Compaj. 

De acordo com a nota, as demais unidades prisionais começam com vida normal a partir desta sexta-feira (14), com exceção do Compaj que ainda está dentro do prazo de 15 dias de suspensão e, após este período, será feita novamente a análise e a apuração dos fatos, para que os procedimentos da unidade prisional sejam retomados com segurança. 

Como medida preventiva de segurança adotada pelo Estado, está em andamento a “Operação Cerberus”, contará com o efetivo de servidores das áreas operacionais da Seap, policiais militares do Batalhão de Choque, policiais civis do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) e policiais da Força Nacional de Segurança.

A operação inclui revistas nos presídios, acompanhamento das visitas nos finais de semana, em especial as que ocorrem nas festas de fim de ano (Natal e Ano Novo), rondas terrestres, aéreas e fluviais permanentes no entorno das unidades prisionais do Estado.

Durante a “Operação Cerberus”, os presídios passaram a contar com policiamento terrestre, fluvial e monitoramento aéreo, com sobrevoos diários de helicópteros. As imagens dos sobrevoos estão sendo compartilhadas com a central do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que em sintonia com as unidades prisionais, tem exercido grande contribuição para o desenvolvimento da operação.

A secretaria disse ainda, que os postos de monitoramento funcionam 24 horas nas unidades prisionais e na central do CICC, com registros de todas as ocorrências de procedimentos executados. 

Em caso de situações que fujam da rotina nos presídios, os monitores das unidades prisionais usam o botão de emergência e fazem o contato com a central no CICC para acionar equipes de contingência da Seap e o reforço das Forças do Sistema de Segurança Pública. Atualmente, estão em operação 432 câmeras em oito presídios na capital.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, seap, Policial

+ Policial