Calvície feminina: Mitos e verdades sobre a queda de cabelo

ouça este conteúdo
|
readme
|
Se engana quem acha que apenas os homens sofrem com a calvície avançada. Atualmente grande parte das mulheres também passa por este problema e são responsáveis por 15% das cirurgias de transplante capilar e 40% dos tratamentos dermatológicos. E os motivos para a queda acentuada são os mais diversos. Para acabar com as dúvidas, quem explica o que é verdade e o que é mito, quando o assunto é calvície feminina, é o Dr. Márcio Crisóstomo, cirurgião plástico especializado em transplante capilar.
Dormir com os cabelos molhados faz mal?

Tarifa de energia dos mais pobres será zerada. Você vai pagar essa conta
Verdade. Dormir com os cabelos molhados propicia um ambiente quente e úmido no couro cabeludo, favorável para o aumento de fungos e bactérias, resultando em aumento da oleosidade, formação de caspa e até mesmo queda de cabelo.
Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer dois no lugar?
Mito. Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios podem ficar brancos também, isso ocorre porque as células próximas da raiz não conseguem fabricar o pigmento melanina. Arrancar o fio branco não tem relação com o crescimento de outros.
A queda de cabelo pode aumentar após o parto?
Verdade. Cerca de 4 meses após o parto (ou outro tipo de estresse físico ou emocional) muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda levando à perda de mais fios por dia do que o normal. Na medicina o problema é chamado de eflúvio telógeno, mas para alívio das mulheres a queda é temporária e esses fios voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo.
Os cabelos cortados durante a época da lua cheia e crescente crescem mais?
Mito. Não há estudos científicos que comprovem a veracidade da influência das fases da lua nos cabelos.
Tinturas e luzes deixam os fios mais quebradiços?
Verdade. O processo químico de tintura causa mudanças na estrutura do cabelo, removem a camada protetora hidratante da superfície dos fios (que evita danos severos e dá brilho), deixando o cabelo mais frágil. Com isso, os fios ficam muito mais suscetíveis à quebra ao pentear, fazer escova ou prender em um rabo de cavalo, por exemplo.
Usar boné/chapéu faz cair cabelo?
Mito. O uso de chapéus não faz os cabelos caírem, mas ele pode ajudar a agravar problemas do couro cabeludo como dermatite seborreica ou caspa.
Mudanças na alimentação podem aumentar a queda de cabelo?
Verdade. Deve-se manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, antioxidantes, proteínas, ferro, zinco e vitamina A e C para que os fios se mantenham saudáveis.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar