Compartilhe este texto

Reutilizar garrafas de água de plástico pode fazer muito mal a saúde

Por Portal Do Holanda

07/03/2019 10h11 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

Beber bastante água todos os dias garante inúmeros benefícios para a saúde, mas por outro lado voltar a utilizar a mesma garrafinha de plástico pode fazer muito mal, é o que afirma um estudo publicado na revista científica canadense Journal of Public Health.

Segundo os cientistas, as arestas e pequenas fissuras presentes nas garrafas de água são a incubadora perfeita para a formação e proliferação de bactérias, podendo abrigar germes perigosos para a saúde, como o norovírus.

Com cada reutilização destas garrafas de plástico, esses seres se multiplicam . O estudo analisou 76 amostras de garrafas de água utilizadas por estudantes. Quase dois terços dessas amostras apresentavam níveis bacterianos que excediam as diretrizes relativas ao consumo de água, e que eram o resultado do “efeito do crescimento de bactérias nas garrafas que permaneceram à temperatura ambiente por um longo período de tempo”.

Um outro estudo realizado pelo programa americano KLTV News, examinou garrafinhas que foram reutilizadas por apenas uma semana, e constatou perigo.

Richard Wallace, médico e professor, da Universidade de Texas Health Center, disse à KLTV: “Em todos os gargalos identificamos a presença e proliferação de bactérias que podem provocar intoxicações alimentares e em alguns casos condições de saúde mais danosas para o organismo”.

E se lavar?

Lavar as garrafas com detergente e água morna ajuda a afastar as bactérias, mas não garante 100% de eficácia já que as bactérias se acumulam muito rapidamente. Além disso o uso frequente causa a degradação do plástico.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar