Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Roer unhas pode causar infecções graves. Saiba mais

Publicado

em

Foto: Reprodução

Febre alta, sudorese, calafrios, enfim, os sintomas comuns de uma infecção grave podem ser resultado de um hábito aparentemente inofensivo, mas que pode causar problemas de saúde e, em casos mais raros, até levar à morte: colocar a unha na boca.

Riscos de roer unhas e dedos

Levar as unhas à boca e roer a pele ao redor dos dedos pode fazer com que bactérias, leveduras e outros microrganismos entrem em feridas abertas e causar inchaço, vermelhidão e pus na região.

Mesmo que pedaços de unha sejam ingeridos, os sucos gástricos do estômago conseguem facilmente digeri-los. No entanto, a pele mordida desprotegida deixa uma abertura para que bactérias consigam alcançar a corrente sanguínea. Depois disso, a bactéria poderia ir para qualquer lugar do corpo, levando ao risco de sepse, uma infecção generalizada que pode levar à morte.

Sepse é uma reação do organismo a alguma agressão normalmente de origem infecciosa. A condição pode levar ao óbito por conta da resposta exagerada que o organismo está dando para lidar com o invasor.

Por serem mais difíceis de serem higienizadas, as unhas podem ser até duas vezes mais sujas que os dedos. A região, portanto, se transforma em um ambiente propício para a multiplicação de bactérias que podem ser transferidas para a boca e, consequentemente, para o resto do corpo, causando assim diversas doenças.

Pouca gente sabe, mas colocar a unha na boca pode até transmitir HPV. O tipo de papilomavírus humano que causa verrugas nas mãos, diferente da condição adquirida sexualmente, pode se espalhar para a boca e os lábios.

O hábito de roer as unhas ainda pode interferir na forma como os dentes superiores e inferiores encaixam quando você fecha a boca. Eles podem deixar sua posição natural, deformar, sofrer desgaste e ficar mais fracos. fonte: VIX.com

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Greve dos Rodoviários em Manaus

TEM JEITO?, com Maria Lima: TRANSIÇÃO DO GOVERNO DO AMAZONAS

Amazonas

Copyright © 2006-2018 Portal do Holanda.