Compartilhe este texto

Síndrome mão-pé-boca é altamente contagiosa e atinge principalmente crianças.

Por Portal Do Holanda

27/07/2018 10h01 — em
Saúde e Bem-estar



Causada pelo vírus do grupo coxsackie, a síndrome mão-pé-boca pode ser transmitida por contato entre pessoas, ou objetos e alimentos contaminados.

De acordo com informações passadas ao BBC, primeiro começa a febre e dor de garganta, depois manchas vermelhas e bolhas começam a aparecer, normalmente nos pés, mãos e ao redor dos lábios da criança. Aftas também podem surgir, causando dor ao comer e beber. A doença ataca geralmente crianças de até cinco anos de idade e é facilmente confundida com outras doenças.

Apesar de ser tratada com analgésicos e antitérmicos, não existe vacina para a síndrome mão-pé-boca e os sintomas desaparecem geralmente  uma semana após a manifestação, mas o vírus ainda pode ser transmitido pelas fezes do contaminado por até quatro semanas após a recuperação.

Como crianças pequenas tendem a colocar as mãos na boca e em seguida tocar brinquedos compartilhados com os coleguinhas, o vírus pode se espalhar pela classe inteira, como aconteceu em abril deste ano, em uma creche no município de Maquiné, no Estado de Rio Grande do Sul.

A recomendação dos médicos é manter a criança doente em repouso em casa enquanto durarem os sintomas. Como crianças pequenas tendem a colocar as mãos na boca e em seguida tocar brinquedos compartilhados com os coleguinhas, o vírus pode se espalhar pela classe inteira. Tanto o infectado quanto quem cuida deve lavar as mãos com frequência, especialmente depois de quem está com a síndrome usar o banheiro.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar