Ações da área de saúde no combate à covid-19 satisfazem juiz
Manaus/AM – Após reunião no final da tarde desta segunda-feira (11/05), em que participaram a titular da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Simone Papaiz, os secretários executivos da pasta e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto, o juiz titular da 4ª Vara da Fazenda Pública, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Paulo de Britto Feitoza, mostrou-se satisfeito com as ações apresentadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) no atendimento aos pacientes de covid-19.
Essa foi a terceira audiência com o magistrado, realizada em resposta à decisão proferida pelo juiz, em 16 de abril, que determinava a abertura da capacidade total dos leitos clínicos do Hospital Delphina Aziz, bem como a abertura de leitos em outras unidades.
Ao final do encontro, ficou definida a suspensão das audiências semanais, uma vez que a Susam passará a enviar, a partir da próxima semana, boletim com as medidas adotadas pelo Governo do Amazonas para o enfrentamento da pandemia. O magistrado ressaltou o empenho do Executivo estadual na resolução das situações apontadas pelo MPE-AM e pela Justiça estadual.
“Acredito que tivemos o resultado almejado e esse é um resultado que considero histórico. Não precisamos judicializar nada, apenas conversamos e chegamos a um consenso. O estado do Amazonas mostrou que não está preocupado apenas com a capital, mas também com o interior e realça o empenho em atender os cidadãos”, frisou o juiz.
As promotoras Silvana Nobre e Cláudia Câmara também se mostraram satisfeitas com as informações prestadas pela Susam e pelo andamento que tem sido dado ao processo e às ações de saúde realizadas.
Diálogos
A secretária Simone Papaiz destacou a importância da secretaria manter o diálogo com a Justiça e os órgãos de controle. Para ela, neste momento de pandemia, a união de todos os atores públicos é fundamental para que um serviço eficiente seja prestado à população.
Participaram da audiência as promotoras Silvana Nobre e Cláudia Câmara, das Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSPs), do Ministério Público do Amazonas (MPE-AM), e o procurador-geral do Estado em exercício, Fabio Garcia dos Santos.
Veja também
ASSUNTOS: 4ª Vara da Fazenda Pública, coronavírus amazonas, covid-19 amazonas, FVS, Susam, Tjam, Amazonas