Laboratório da Ufam produz álcool gel para abastecer HUGV em Manaus
Manaus/AM – Diante da necessidade atual e da escassez do material, servidores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) produziram álcool gel 70% para ajudar no suprimento do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh). A entrega do produto foi feita na manhã de quinta-feira, 26, na sede da unidade de saúde da Ufam.
Como um dos principais materiais utilizados na prevenção do novo coronavírus, o álcool gel 70º passou a ser procurado amplamente nas últimas semanas em todo o País, o que levou, consequentemente, à ausência do produto em muitos fornecedores.
Para tentar colaborar no combate à pandemia, docentes e técnicos de laboratório da FCF iniciaram a produção da substância. O processo de produção, totalmente manual, teve início na última segunda-feira, 23. "Vimos a grande dificuldade em conseguir o álcool gel na cidade e decidimos iniciar a produção para atender nossos alunos e profissionais que estão na bancada, trabalhando no dia a dia", disse o professor Antonio Batista, um dos responsável pela ação.
Doação de álcool
"Ficamos em média quatro pessoas no laboratório para evitar aglomeração. A gente conseguiu produzir 50 quilos de álcool gel 70º, dos quais a metade será doada para o HUGV. A outra parte será utilizada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Ufam e doada para pessoas da comunidade acadêmica que necessitarem", informa o professor Antonio Batista.
Com a presença do vírus já registrada no Estado e o crescente número de doentes, o HUGV irá atuar como uma das unidades aptas a receber os pacientes encaminhados que tenham outras doenças e não sejam considerados casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, mas precisem de internação. Com isso, os leitos do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz serão liberados para atendimento exclusivo de pessoas infectadas pelo covid-19.
Veja também
ASSUNTOS: abastecer HUGV, FCS, Laboratório da Ufam, Manaus, Produção manual, Amazonas