Em missa, abelhas atacam fiéis e deixam mais de 58 feridos
RIO — Um enxame de abelhas atacou pelo menos 58 pessoas, incluindo 26 crianças, durante uma missa numa escola em Ipatinga, no interior de Minas Gerais, na noite desta sexta-feira. Segundo o prefeito Nardyello Rocha, o padre também ficou entre as vítimas. A celebração de Nossa Senhora Aparecida, que coincide com o Dia das Crianças, foi adiada para este domingo. Os fiéis picados pelos insetos passam bem.
A Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga informou que 32 adultos foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde receberam atendimento médico. Deste grupo, dois pacientes ficaram por mais tempo em observação, de acordo com a Prefeitura. As crianças atingidas pelas abelhas foram levadas para o Hospital Municipal, onde 10 ficaram internadas recebendo atendimento pediátrico, e o restante recebeu alta médica.
O número de vítimas pode ultrapassar 58 porque outras pessoas do incidente, ocorrido na Escola Estadual Elza Oliveira Lage, na Chácaras Madalena, preferiram dar entrada em hospitais particulares.
O padre Elinei Gomes, pároco da Paróquia de São Pedro, no bairro de Limoeiro, disse que havia cerca de 500 pessoas na quadra da escola para assistir a missa. Ele explicou que após celebrar o dia de Nossa Senhora Aparecida, os fiéis comemorariam o Dia das Crianças com vários quitutes para agradar os pequenos, com direito a algodão doce, pipoca e cachorro quente. O sacerdote afirmou que havia cerca de 150 crianças naquela missa.
— Foi um tremendo susto. No início, não vi o que era. Com o som ligado, começando a missa, num dia de muito calor, pensei que alguém tinha passado mal — contou o padre. — Depois que vi que eram abelhas.
O clérigo acredita que o incenso colocado em um recipiente no início da missa tenha agitado as abelhas que estariam dentro de tubos na quadra da escola.
— Elas começaram a atacar. Houve muitos gritos e correria. Cerca de 50 pessoas foram para hospitais, mas acredito que todos já tinham sido liberados e estejam bem. Só uma pessoa ainda não me respondeu. Foi mais um susto mesmo. Graças a Deus o mal maior não teve — contou. — Eu também fui medicado, e tanto eu quanto a paróquia demos assistência para as pessoas. Passei em vários hospitais para ver principalmente os idosos e as crianças.
Para não deixar a celebração passar em branco, a missa que aconteceria nesta sexta-feira será realizada às 18h deste domingo, nas dependências da própria igreja em Limoeiro. A festa para as crianças também foi remarcada para este dia.
Em nota, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que será programado a retirada das abelhas juntamente com a direção da escola. Os militares, com a vestimenta de apicultor e usando um fumigador, conseguiram fazer com que as abelhas voltassem para a colmeia.
O prefeito Nardyello Rocha publicou um vídeo em seu perfil do Facebook com o objetivo de tranquilizar a população.
"Estamos envolvidos em toda a assistência às famílias atingidas pelo enxame de abelha", escreveu no post.
De acordo com Rocha, a maior parte das vítimas do ataque de abelhas sentiu náuseas. O prefeito afirmou ainda que equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e ficaram de prontidão para atender as pessoas atingidas.
"Quero tranquilizar as famílias porque não estou neste momento na cidade de Ipatinga, mas estou acompanhando tudo. E nós monitoramos e nos preparamos para receber todas as pessoas que foram vítimas. Montamos um esquema especial na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA)", afirmou, frisando que as crianças foram ao Hospital Municipal para serem atendidas por pediatras.
ASSUNTOS: abelha, ataque, missa, Brasil