Melhoria profissional é otimista para 64% em Manaus, diz pesquisa
Já a renda das famílias e acesso ao crédito preocupam
Manaus/AM - De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) chegou a 99,3 pontos em fevereiro de 2020, alcançando o maior nível desde abril de 2015 – último mês em que o índice esteve no patamar de satisfação (acima de 100 pontos). Este também foi o melhor resultado para um mês de fevereiro em cinco anos.
Pesquisa também enfoca outros indicadores. No caso do Amazonas, a expectativas em relação ao emprego é de que está mais segura para 47,5% dos entrevistados. Mais otimista, ainda, é a expectativa acerca de melhoria profissional no curto prazo, onde 64,1% dizem ter essa percepção para os próximos seis meses.
Renda piora
No entanto, quando a questão é em relação a renda, a expectativa é de que, hoje, em relação ao mesmo período de 2019, a situação está pior para 47,5%, embora 28,0% declarem que está melhor e outros 24,3% acreditem que está igual ao mesmo período de 2019.
Conseguir crédito também é fonte de preocupação para 60,0% dos pesquisados, os quais declaram estar mais difícil acessar operações de crédito, enquanto 28,8% dizem estar mais fácil.
O nível de consumo das famílias, conforme a pesquisa da CNC, está menor para 50,4% dos entrevistados que declaram estar comprando menos. Outros 29,1% dizem estar consumindo mais que no mesmo período de 2019.
ASSUNTOS: acesso ao crédito, consumo, Melhoria profissional, renda, Amazonas