Compartilhe este texto

Disk-Pileque vai levar gratuitamente motoristas bêbados para casa em Manaus

Por Portal Do Holanda

31/01/2018 20h54 — em
Amazonas



Manaus/AM - O Disk-Pileque começa a funcionar a partir da zero hora desta quinta-feira(10), o serviço tem por objetivo de reduzir os índices de acidentes provocados pela combinação álcool e direção, no período do Carnaval.

O telefone do Disk-Pileque é (92) 99146-9863 e também funciona como WhatsApp. O sistema vai resgatar quem não estiver em condições de dirigir para casa e vai funcionar até o dia 15 de fevereiro.

De acordo com a  diretor presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz, a expectativa, com as ações de fiscalização e do programa da carona solidária, é manter em zero o número de acidentes de trânsito nesse período, como registrados em 2017. 

“Várias pessoas ficam com receio de usar o serviço e serem multadas ou presas. Queremos deixar claro para o condutor que usando o serviço ele não terá qualquer tipo de repreensão, muito pelo contrário, ele estará contribuindo com a comunidade evitando dirigir alcoolizado, podendo causar um acidente no percurso. E que o risco de ser preso, corre quem não ligar e dirigir embriagado, pois estaremos com fiscalização em todas as zonas da cidade”, declarou.

Segundo ele, as viaturas que serão utilizadas no serviço estarão em pontos estratégicos na cidade, durante todo o Carnaval, para atender, o mais breve possível, as chamadas do Disk-Pileque. A solicitação da carona solidária pode ser feita pelo próprio motorista ou por amigos, donos de bares e responsáveis por bandas de carnaval que identifiquem condutores embriagados.

“Quando recebemos uma chamada no Disk-Pileque, um motorista e um enfermeiro vão até o motorista e verificam seu estado de embriaguez. O mesmo além de ter seu carro removido até sua casa, ainda recebe tratamento médico caso precise e é entregue na sua casa com toda segurança possível”, explicou o coordenador do Disk-Pileque, Manuel Araújo.

Dirigir alcoolizado é crime de trânsito previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa é de R$2.934,70 e a pena varia de seis meses a três anos de detenção. Quando flagrado conduzindo um carro bêbado, o condutor tem a carteira apreendida e pode ter suspensa a permissão para dirigir.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: acidente, EMBRIAGUEZ, motorista, Amazonas

+ Amazonas