Compartilhe este texto

Acidentes aéreos que abalaram times de futebol

Por Portal Do Holanda

29/11/2016 10h48 — em
Mundo



A tragédia que envolveu a delegação da Chapecoense em um voo para Medelín, na Colômbia, nesta terça-feira (29), entrou para a história como um dos piores acidentes envolvendo times e atletas. Na aeronave estavam 81 pessoas entre passageiros e tripulantes.

O time Chapecoense  estava indo para Colômbia disputar a final da Compa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional antes de ocidente acontecer. 

Outras tragédias também marcaram o mundo do esporte. Em 1949, um acidente de avião envolvendo 31 pessoas, entre elas 18 jogadores do time de futebol do Torino, delegação técnica, jornalistas e tripulação chocou o mundo. O time estava retornando de um amistosos em Lisboa, Portugal, quando passaram por uma temperante ocasionando a queda da aeronave. 

De acordo com a publicação do G1 Mundo, o time se sensibilizou com o ocorrido envolvendo o Chapecoense. "É um destino que agora nos une intimamente, estamos com vocês fraternalmente", afirmou o Torino, em nota divulgada na internet. 

Outro acidente aéreo envolvendo times de futebol aconteceu em 1958, quando o avião que levava os jogadores do time inglês Manchester United, e membros da equipe técnica não conseguiu decolar de Munique, na Alemanha onde parou para abastecer. Com 40 pessoas a bordo, 8 atletas morreram. O incidente é lembrado até hoje por torcedores ingleses. 

Já em 1960, 8 membros da Seleção da Dinamarca morreram em desastres ocorrido na decolagem do seu avião em Kstrup. 

Em 1972, a caminho de uma competição em Santiago, no Chile, o avião da Força Aérea do Uruguai, onde estava a equipe uruguaia de rúgbi do Old Christians Club, caiu na  Cordilheira dos Andes com 45 passageiros.  Esse acidente é um dos mais famosos aéreos envolvendo equipe de futebol, tornando-se inspiração para o filme “Vivos”, em 1993. 

Mais de 20 resistiram ao impacto e lutaram contra a falta de comida, o frio e uma avalanche. Mais de 2 meses depois, o resgate conseguiu chegar ao local e salvou 16 sobreviventes.

O clube Alianza Lima, do Peru, demonstrou sentimentos pela tragédia com o time Chapecoense em sua rede social. "Nestes momentos estamos abraçados pelo futebol. Muita força a nossos irmãos da Chapecoense.”

No ano de 1987, o clube passou por um desastre aéreo quando voltava para casa. A aeronave com 43 pessoas caiu no mar e 29 jogadores morreram. 

Em 7 de setembro de 2011, um avião Yak-42 caiu na decolagem em Yaroslavl (300 km ao nordeste de Moscou), matando 44 pessoas, incluindo membros da equipe de hóquei local do Locomotiv, três vezes campeã da Rússia e com vários astros internacionais do esporte.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: acidentes aéreos, mundo, times de futebol, Mundo

+ Mundo