Compartilhe este texto

Disque Saúde registra 823 denúncias de focos do aedes em Manaus

Por Portal Do Holanda

20/01/2016 9h13 — em
Amazonas



Com apenas oito ligações registradas no mês de outubro, o Disque Saúde da Prefeitura de Manaus já contabiliza 823 denúncias de focos do mosquito aedes aegypti  desde que foi decretado o Estado de Emergência em Manaus em razão do zika vírus, pelo prefeito Arthur Neto, no dia 4 de dezembro de 2015. 

Desde o decreto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem reforçado as ações de combate aos criadouros, para evitar também casos de dengue e chikungunya. Uma das ações foi a reestruturação do Centro de Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (Ciocs) que agora funciona em nova sede e teve os serviços ampliados, como o do 0800-280-8-280 para atender as denúncias de possíveis focos.

No último balanço do Ciocs, divulgado nesta terça-feira, 19, foram registrados em Manaus 155 casos suspeitos de zika vírus. Do total, dois casos foram confirmados, nove descartados e 144 permanecem em investigação, sendo 25 gestantes. Não há caso de bebês com microcefalia causada pelo zika. “Estamos intensificando nossas ações para evitar surto de zika em Manaus. Visitamos 341 locais denunciados, inclusive com os drones, e já formamos 15 brigadas de combate ao aedes com 59 profissionais capacitados. Além disso, temos 1.654 agentes, entre de endemias e de saúde, envolvidos na luta contra o mosquito e vamos vencer essa guerra,para que a população fique protegida destas doenças”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, em exercício, Lucilene Bezerra.

Nas vistorias realizadas desde o início das ações de combate ao mosquito até o início do mês de janeiro, nenhuma residência ou edificação pública foi multada. De acordo com o diretor da Visa Manaus, Marco Fabris, a menor multa aplicada foi de R$ 837, e a maior, no valor de R$ 8.461. Número de ocorrências está menor

Em 2014, foram notificados 4.348 casos de dengue e no ano passado, 3.348, uma redução de 23% de casos notificados. Destes, em 2014 foram 1.696 casos confirmados e em 2015, esse número chegou a 1.122 confirmações, uma redução de 34%. Entre os bairros com maiores números de pessoas com dengue estão o Jorge Teixeira (129 casos), São José Operário (101), Coroado (64), Tancredo Neves (59), Cidade Nova (43), Compensa (40), Armando Mendes (32) e Novo Aleixo (31). Em 2016, Manaus teve 56 casos notificados e 11 confirmados.

Nos casos de chikungunya, em 2014 foram 26 casos notificados, sendo que seis confirmados todos importados, ou seja, pessoas que adquiriram a doença fora de Manaus, durante viagem.

Em 2015, foram 153 casos notificados de chikungunya, destes 14 casos foram confirmados, sendo cinco autóctones (adquirido em Manaus) e os demais importados (maioria com histórico de deslocamento para Venezuela).

Os depósitos em Manaus que mais contribuem para a proliferação do mosquito aedes aegypti, segundo dados do 2ª LIRAa, são os depósitos de água para consumo em nível de solo, como tambores, tonéis, camburões ou barril, seguido de lixo acumulado nos quintais. Isso vem sendo observado nos levantamentos anteriores e tem apontado à necessidade de uma somatória de esforços, envolvendo outras secretarias municipais, para que o combate a esse mosquito ocorra de maneira mais efetiva.

A população também pode denunciar focos do mosquito por meio do email saú[email protected] e pelo Facebook Saúde Manaus

Fotos: Divulgação/Semsa

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: aedes aegypti, Amazonas, combate, dengue, Manaus, microcefalia, mosquito, prefeitura, Semsa, zika vírus, Amazonas

+ Amazonas