Mais de 27 mil casas serão vistoriadas durante ação de combate ao Aedes aegypti em Manaus
Manaus/AM - Pelo menos 856 imóveis localizados no centro comercial de Manaus devem ser vistoriados por agentes de endemias que estão atuando com ações de combate Aedes aegypti, transmissor da febre zika, febre chikungunya e dengue. A ação pretende eliminar ou tratar possíveis criadouros do mosquito, bem como realizar o levantamento do índice de infestação do vetor.
O trabalho faz parte do 2º Diagnóstico da Infestação do Aedes aegypti, iniciado pela Semsa no dia 2 de outubro, e que deve atingir um total de 27.915 domicílios selecionados por amostragem no município de Manaus, encerrando no dia 31 deste mês. A partir dos resultados, ações serão elaboradas para combater a infestação de acordo com a realidade de cada local.
Além do levantamento do índice de infestação, durante as vistorias nos domicílios no centro de Manaus, as equipes de agentes de endemias estão orientando os moradores e comerciantes sobre os sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito, sobre as formas de prevenção para reduzir os riscos de doenças e sobre como combater os focos de criação e reprodução do Aedes.
ASSUNTOS: aedes aegypti, combate, Manaus, Amazonas