Mais de 27 mil imóveis serão inspecionas em Manaus contra infestação do Aedes aegypti
Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus inicia na próxima segunda-feira, 3, a execução do primeiro Diagnóstico de Infestação do Aedes aegypti de 2020. A meta é vistoriar 27.976 imóveis selecionados por amostragem, representando 20% do quantitativo de imóveis estimados em Manaus, para a realização do levantamento do índice de infestação do mosquito no município.
O trabalho será executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o apoio de agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, que irão visitar os imóveis para identificar e coletar as formas imaturas (larvas) do mosquito, eliminando ou tratando criadouros do Aedes, que transmite dengue, zika e chikungunya.
O chefe do Núcleo de Controle da Dengue da Semsa, Alciles Comape, informa que o diagnóstico vem sendo realizado em Manaus duas vezes ao ano com o objetivo de orientar o planejamento de controle do Aedes.
“O levantamento do índice de infestação aponta os locais e bairros com maior risco de proliferação do Aedes. Agregando essas informações com indicadores de casos de zika, dengue e chikungunya, é possível fazer um diagnóstico atualizado sobre os riscos e elaborar um mapa que vai identificar os bairros de alta, média e baixa vulnerabilidade. É um processo que auxilia no planejamento de ações prioritárias de controle do Aedes, reduzindo a probabilidade de ocorrer um aumento no número de casos”, destaca Alciles.
Metodologia
A execução do diagnóstico de infestação vai acontecer no período de 3 a 18 de fevereiro, com a atuação de 288 profissionais, entre agentes de endemias, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), supervisores, motoristas e apoiadores, nos Distritos de Saúde (Disas) Sul, Norte, Leste e Oeste.
O trabalho foi programado para acontecer de segunda-feira a sábado, e a população pode colaborar recebendo as equipes nas residências. Além da vistoria nos imóveis, os agentes também vão orientar os moradores sobre os sinais e sintomas de dengue, zika e chikungunya, e as formas de prevenção para minimizar os riscos e combater os focos propícios para criação e reprodução do mosquito transmissor.
“Os agentes de endemias e ACSs dos quatro distritos participaram de novo treinamento nesta última semana de janeiro para a execução do trabalho, com atualização de informações para orientar a população da melhor forma possível”, garante Alciles.
Veja também
ASSUNTOS: aedes aegypti, campanha dengue Manaus, dengue manaus, febre chikungunya, infestação dengue, Manaus, Prefeitura de Manaus, zika, Amazonas