Profissionais de saúde recebem orientações contra Aedes aegypti
Para reforçar o alerta sobre os riscos da proliferação do Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está realizando, de forma constante, a sensibilização dos profissionais para a realização de ações de identificação e eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue, da febre chikunghunya e do zika vírus.
“O trabalho está sendo realizado junto aos profissionais da Semsa, tanto aqueles que atuam diretamente no atendimento nas Unidades de Saúde quanto os que trabalham na área administrativa. Todos estão sendo sensibilizados para que estejam vigilantes não somente no local de trabalho, mas também em suas casas e comunidades”, garante o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.
Desde quinta-feira, 7, o Distrito de Saúde Sul (Disa Sul) está reunindo os profissionais para reforçar as orientações sobre ações de combate ao Aedes aegypti. De acordo com a gerente do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), enfermeira Oriana Nascimento, foram três dias de sensibilização junto aos servidores, iniciando com os que trabalham na sede administrativa do Disa Sul e finalizando nesta segunda-feira, 11, com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). A orientação principal é para que os profissionais informem aos moradores sobre como evitar a existência de depósitos de água que possam servir de criadouro para o mosquito e para um maior cuidado com a destinação do lixo, impedindo a proliferação do Aedes aegypti.
Durante as reuniões, o Disa Sul também está reforçando a distribuição de folders com informações sobre os principais sintomas da dengue, zika vírus e da febre chikunghunya, e a utilização do check-list Dez Minutos Contra a Dengue, no qual os moradores podem aplicar em casa, conferindo os possíveis locais de proliferação do mosquito.
Principais sintomas
Dengue: febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, tontura, náuseas e vômitos, perda de peso, fraqueza, sangramento no nariz e na gengiva.
Chikungunya: febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, dores intensas e inchaço nas articulações, principalmente de pé e mão; dor muscular.
ZikaV: febre baixa, dor de cabeça, lesões com pontos brancos e vermelhos na pele, dor nas cosas e olhos vermelhos.
Foto: Divulgação Semsa
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: aedes aegypti, capacitação, curso, dengue, febre chikunghunya, zika vírus, Amazonas