Compartilhe este texto

'Game of Thrones': Entenda a linhagem de Jon Snow e outros detalhes do último episódio

Por Portal Do Holanda

29/08/2017 18h10 — em
Cinema


Foto: Reprodução

RIO — Depois de apenas sete episódios, a sétima temporada de "Game of thrones" chegou ao fim nesse domingo, deixando muitas perguntas no ar e uma enorme expectativa para os capítulos finais da saga, previstos para estrear apenas em 2019. Como em qualquer bom finale, várias tramas se fecharam, algumas delas deixando os fãs confusos, graças à complexidade da história da série. Abaixo, nós explicamos os principais pontos. Com spoilers, é claro.

A LINHAGEM DE JON SNOW

Ao longo das temporadas o público já havia recebido indicações muito claras de que Jon Snow não era filho de Ned Stark, que teria sido gerado num momento de fraqueza do honrado Protetor do Norte. Agora, Bran Stark confirmou o que já imaginávamos, e com todos os detalhes: Jon é filho de Rhaegar Targaryen (irmão mais velho de Daenerys) com Lyanna Stark — que morre no parto e pede para o irmão, Ned, proteger o bebê.

A grande revelação de Bran no episódio é o nome verdadeiro de Jon, Aegon Targaryen, e o fato de que ele é filho legítimo de Rhaegar e, portanto, herdeiro do trono. Gilly já havia sugerido isso no capítulo anterior, lendo trecho de um livro encontrado na biblioteca da Cidadela. No livro, é revelado que o casamento de Rhaegar com Elia Martell havia sido anulado e ele se casara com Lyanna. Desta vez, o casamento entre os dois pombinhos apaixonados é mostrado por meio de uma visão do Corvo de Três Olhos.

A REBELIÃO DE ROBERT

Mas quem é Rhaegar Targaryen mesmo? Bem, ele era o filho mais velho de Aerys, o rei louco, morto por Jaime Lannister durante a rebelião de Robert Baratheon. Rhaegar também morre, em batalha com Robert, e a linha sucessória deveria seguir para seu filho Aegon (sim, é outro com o mesmo nome, mas chegaremos lá).

A linha sucessória seguiu para Viserys, irmão mais velho de Daenerys que morre na primeira temporada, ainda no exílio. Agora, Daenerys seria a herdeira. Até a revelação da identidade de Jon Snow. Ainda podemos chamá-lo de Jon Snow?

Mas calma que a trama novelesca ainda vai se adensar. Se Lyanna e Rhaegar eram legamente casados, a rebelião de Robert foi baseada numa mentira. O melhor amigo de Ned Stark sempre alegou que o príncipe Targaryen havia sequestrado sua noiva, Lyanna. Agora com os Baratheon extintos e os Martell perto disso, o segredo perde o sentido.

AEGON TARGARYEN

Esse nome tem um significado especial. No segundo livro das "Crônicas de gelo e fogo", "A fúria dos reis", Daenerys tem uma visão com (imagina-se) Rhaegar, Elia Martell e o primeiro bebê Aegon. Leia a passagem do livro:

Viserys, foi seu primeiro pensamento quando fez uma pausa, mas um segundo olhar fez ela mudar de ideia. O homem tinha o cabelo de seu irmão, mas era mais alto, e seus olhos eram de um índigo escuro, em vez de lilás. 'Aegon', ele disse a uma mulher amamentando um bebê recém nascido em uma grande cama de madeira. 'Qual melhor nome para um rei?'

'Você fará uma canção para ele?', perguntou a mulher.

'Ele tem uma música', respondeu o homem. 'Ele é o príncipe que foi prometido, é dele a canção do gelo e do fogo'. Ele olhou para cima quando disse isso e seus olhos encontraram os de Dany, e parecia que ele a via ali.

'Deve haver mais um', disse ele, mas se falava com ela ou com a mulher na cama, ela não podia dizer. 'O dragão tem três cabeças'.

Esse Aegon Targaryen teria sido morto por Gregor Clegane durante a Rebelião de Robert (lembram de Oberyn Martel? "Você a estuprou, matou seus filhos, diga o nome dela"). Ele aparece nos livros como o Jovem Grifo, mas ainda não se sabe se é o herdeiro legítimo que teria sido trocado por outro bebê e ou um impostor.

Esse era também o nome de Aegon, o Conquistador, primeiro Targaryen a chegar a Westeros, conquistar e unir todos os clãs do continente com a ajuda de três dragões. Bom, Rhaegar era obcecado por profecias, mas pode ter apostado no novo Aegon errado. De qualquer forma, a passagem reforça a teoria de que Jon Snow é o Azor Ahai (uma espécie de messias da religião do Deus Vermelho, seguida por Melisandre e Toros). E as três cabeças do dragão seriam Daenerys, Jon e, por enquanto, o Rei da Noite. Embora muitos apostem suas fichas em Tyrion Lannister (Tyrion, para alguns, não seria filho de Tywin Lannister, mas sim fruto de um estupro de Joanna, sua mulher, por Aerys, o Rei Louco).

Um detalhe curioso: no penúltimo episódio dessa temporada, Sam Tarly acompanha a conversa de alguns meistres na Cidadela. Em dado momento, um deles fala: "Não se esqueça do profeta Lodos, que disse que o Deus Afogado matariam Aegon, o Conquistador". O Deus Afogado é a divindade adorada pelos Greyjoy, o que pode significar novos conflitos entre Theon e Jon.

E O TYRION?

Com a linhagem de Jon finalmente explicada em detalhes, ele e Daenerys foram para a cama, em mais um caso de incesto na série — já tínhamos Cersei e Jaime Lannister e o casamento familiar sempre foi padrão entre os Targaryen.

Mas a maior preocupação dos fãs foi o estranho olhar de Tyrion, quando Jon e Daenerys vão juntos para o quarto. A cena é estranha e não dá para saber se ele está preocupado com os efeitos do relacionamento na guerra, se desenvolveu algum tipo de afeto especial por Daenerys ou se é ele o traidor que vem alimentando Cersei com informações.

Tyrion já afastou Daenerys de um amante antes, ao sugerir que ela deixasse Daarion Naharis em Meereen. E ele tenta evitar ao máximo que ela se coloque em perigo, ao ser contra o resgate de Jon Snow e seu grupo Além-Da-Muralha, por ela ser "a pessoa mais importante do mundo". Será?

CERSEI E JAIME

Lena Headey (Cersei Lannister) e Nikolai Coster-Waldu (Jaimer Lannister) em 'Game of thrones' - Divulgação

A aliança natural entre Cersei e Jaime já vinha perdendo força e parece ter acabado de vez quando ela revelou que não pretende manter o acordo feito com os outros poderosos dos Sete Reinos, de que enviaria tropas para enfrentar os Caminhantes Brancos. Jaime não aceita a traição da irmã, alegando que eles serão jurados de morte por qualquer um que saia vitorioso na guerra no Norte.

Cersei, no entanto, pretende usar o ouro roubado de Jardim de Cima para contratar a Companhia Dourada, um grupo de mercenários que pode trazer Daario Naharis de volta à cena. Euron Greyjoy, que parecia ter se acovardado diante do morto-vivo trazido pelo Esquadrão Suicida comandado por Jon, na verdade está indo buscar os mercenários.

Ao final da conversa entre eles, chega a haver uma ameaça. Cersei manda Montanha matar Jaime, mas ele acaba indo embora. Não fica claro, no entanto, se ele realmente abandonou a irmã.

A MORTE DO MINDINHO

Quem é o pior vilão de Westeros, nessa série repleta de vilões? Para muitos, era o Mindinho. Antigo tesoureiro do reino, ele foi o responsável pela morte de Ned Stark e pelo início da Guerra dos Cinco Reis. Todos os seus crimes foram citados no rápido julgamento promovido por Sansa Stark, que termina com a execução nas mãos de Arya — usando uma adaga muito significativa.

Vamos relembrar: Foi Petyr Baelish quem convenceu Lysa Arryn (irmã de Catelyn Stark) a envenenar seu marido, Jon Arryn, na época Mão do Rei Roberto Baratheon. A dupla então culpou os Lannister pelo assassinato, incentivando a rivalidade com os Stark.

Ele também enviou um assassino para matar Bran e depois disse que a adaga usada (olha ela aí) pertencia a Tyrion Lannister. Catelyn depois prenderia Tyrion, dando início à guerra. Por fim, ele traiu Ned Stark, permitindo que ele fosse capturado pelas tropas leais a Joffrey.

A QUEDA DA MURALHA

O episódio termina com o Rei da Noite montando o dragão de gelo e destruindo uma parte da Muralha com seu sopro de fogo azul — ou laser, ou seja lá o que for aquilo. A cena é acompanhada por Bran, que "voa" através da mente de vários corvos, e explica a demora dos Caminhantes Brancos em chegar à Muralha. Eles precisavam, de alguma forma, destruí-la primeiro.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: aegon targaryen, Game of Thrones, jon snow, Cinema

+ Cinema