Bagagem de mão fora do padrão passam a ser barradas nos aeroportos
A partir dessa segunda-feira (13), as companhias áreas vão começar a barrar bagagens de mão que excedam os limites determinados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). A medida imediata vai passar a ser aplicada nos aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo, , Salvador e em outros sete aeroportos.
O objetivo é padronizar o tamanho das bagagens de mão e evitar a superlotação no bagageiro interno das aeronaves. Nas últimas semanas, a Abear realizou campanhas de adequação e divulgou, em massa, o tamanho permitido. Mesmo quem era pego com excessos na hora do embarque, conseguia viajar com a carga após receber orientações.
No entanto, essa realidade muda, pois a partir de amanhã, a bagagem será conferida em espaço reservado antes da área do raio-x e aqueles que insistirem em desobedecer a regra serão barrados e direcionados para o balcão de check-in, onde devem pagar para despachar a bagagem.
Cada mala custa em média, R$ 120 a ser pago na hora. E quem perder o embarque por conta do imprevisto, terá se ser realizado em outro voo. Lembrando que o padrão de bagagem de mão estabelecido pela Abear é de 55 cm de altura (incluindo as rodinhas), 35 cm de largura e 25 cm de profundidade. O peso máximo continua sendo de 10 kg.
ASSUNTOS: aeroportos, bagagem de mão, novas normas, Brasil