Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa começa nesta quinta no Amazonas
Manaus/AM - A segunda etapa da campanha “Amazonas Sem Febre Aftosa” inicia nesta quinta-feira (1°), em 21 municípios do Estado. Nessa etapa a vacinação deverá ser realizada em bovídeos, em 19 municípios. Somente em Guajará e Boca do Acre, a vacinação será realizada em todo rebanho.
A expectativa é que sejam imunizados mais de 500 mil animais até o final dessa fase, no dia 30 de novembro. A ação é coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável (Idam), órgãos vinculados à Secretaria de Estado e Produção Rural (Sepror).
De acordo com a Adaf, na última etapa de maio foram vacinados 626.936 animais. A cobertura vacinal atingiu 99,08%. Atualmente, o rebanho do Estado é de 1.384.241 animais. Os municípios com maior número de animais são Boca do Acre (377.860 de cabeças), Apuí (135.859) e Manicoré (106.886).
Municípios
A campanha dos 21 municípios abrange: Apuí, Barcelos, Canutama, Carauari, Eirunepé, Envira, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Lábrea, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Pauini, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá, Boca do Acre e Guajará.
Vacina
A vacina pode ser adquirida, em casas agropecuárias credenciadas pela Adaf, ou nos municípios que não possuem esses estabelecimentos, nos escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). O preço médio da dose (5 ml) da vacina oscila entre R$ 1,50 e R$ 2,20.
Penalidades
Quem não vacina e não notifica está passível a penalidades como multa.
ASSUNTOS: aftosa, interior do amazonas, SEPROR, Amazonas