Balé Folclórico do Amazonas participa de projeto musical no Rio Preto da Eva
Criado há 15 anos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, o Balé Folclórico do Amazonas, que exalta em suas apresentações o cotidiano do caboclo e suas tradições, fará uma participação especial no “I Musical: Rio Preto da Eva 2016”, que acontece nesta quinta-feira (31), às 20h, no município vizinho, localizado a 79 Km de Manaus.
Para o governador do Amazonas, José Melo, tais iniciativas são fundamentais para o desenvolvimento cultural do interior. “É gratificante ver os Corpos Artísticos do Amazonas participando de eventos pelo interior, disseminando arte e cultura, além de influenciar positivamente novos talentos. Apresentações como esta, nos dão a certeza de que estamos no caminho certo, levando apresentações culturais de qualidade para todo estado”, declarou.
O “I Musical Rio Preto da Eva – 2016” será realizado em comemoração ao aniversário de 35 anos do município do Rio Preto da Eva, que acontece no dia 31 de março. Participam do evento: músicos, cantores e instrumentistas da cidade, que apresentam vários números musicais, que vão do erudito ao popular, como uma Camerata com violinos, violões, clarinetes e flautas, coral gospel, além da participação especial do Balé Folclórico do Amazonas, com o espetáculo de dança “Bem do Interior”.
“É muito importante a realização desses eventos no interior, pois eles permitem que aconteça uma troca de experiências com profissionais da capital, o que ajuda a descentralizar e difundir manifestações culturais por todo o estado”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.
Bem do Interior
Apresentado pela primeira vez em 2003, "Bem do interior" é uma releitura de autoria de Conceição Souza, diretora artística do Balé Folclórico, com duração de 45 minutos e coreografia de Marcos Vinicius e Weldson Rodrigues.
O espetáculo é baseado na obra "Dança do Sol ou Tipiti", do advogado, escritor e professor amazonense, conhecido mesmo por sua grande contribuição para estudo da história do Amazonas, Mário Ypiranga Monteiro.
A apresentação mostra como acontece um casamento típico do interior e as festividades comemorativas do evento, com cenários e figurinos amazônicos, abordando outras danças do folclore popular, como o "Boi-bumbá", a "Dança no Paneiro", a "Dança da Desfeiteira", a "Dança do Jacundá", finalizando o espetáculo com a "Dança do Tipiti", em torno do mastro de fitas brancas e vermelhas.Balé Folclórico do Amazonas participa de projeto musical no Rio Preto da Eva.
ASSUNTOS: agenda cultural, arte e cultura, Balé Folclórico do Amazonas, rio preto da eva, Agenda Cultural