Compartilhe este texto

Cineclube de arte exibe 1ª Mostra de Oficina Avançada de Cinema

Por Portal Do Holanda

12/09/2024 13h09 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação


Manaus/AM - O Cineclube de Arte exibe neste sábado (14), a “1ª Mostra OAC – Oficina Avançada de Cinema do Amazonas”. A mostra acontece das 18h30 às 21h30, no Cineteatro Guarany, situado na Avenida Sete de Setembro, anexo ao Palácio Rio Negro, com entrada gratuita e classificação indicativa de 12 anos.

O Cineclube de Arte é promovido pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O projeto da Oficina Avançada de Cinema do Amazonas (OAC) foi produzido por Cleide Furtado e dirigido por Marcelo Di Márcio. O projeto foi contemplado em edital da Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A convite da produtora cultural Cleide Furtado, o cineasta Marcelo Di Márcio, já havia trabalhado em outros projetos em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, o que levou à realização da Oficina Avançada de Cinema em Manaus. Inicialmente, a oficina tinha como objetivo formar um único curta-metragem, mas acabou resultando na criação de filmes incríveis. 

“Neste processo, tive a chance de conhecer e colaborar com novos talentos do setor audiovisual, o que foi muito inspirador. Foi uma verdadeira revelação ver o potencial criativo e a dedicação dos alunos aqui na região Norte”, revela o cineasta. 

De acordo com a produtora cultural, Cleide Furtado, a idealização do projeto “Oficina Avançada de Cinema” no Amazonas foi por estar ciente do potencial crescimento do audiovisual aqui no Estado do Amazonas, principalmente na cidade de Manaus.

“Isto nos permitiu a descoberta de talentos que estavam escondidos; e essa foi uma grande oportunidade, talvez a melhor  de apresentá-los a esse universo, visto que um curso dessa natureza nem sempre é acessível para a maioria dos nossos alunos”, destaca. 

Além do fator "inclusão social", a OAC proporciona a esses artistas, uma oportunidade de vivenciar o cinema na prática durante um mês. Segundo Cleide, pode-se constatar a quantidade de investimento para o segmento audiovisual nacionalmente, por meio dos resultados dessas descobertas que já fornecem os sinais para os mercados locais e regionais.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural