Dia do Escritor marca programação do fim de semana nos espaços culturais
Manaus/AM- Entre as atrações do agendão cultural deste fim de semana (22 a 24), destaca-se o encontro com vários escritores amazonenses na Biblioteca Pública, incluindo lançamentos de livros e rodas de conversa, além do conhecimento no processo criativo de histórias em quadrinhos regionais e a importância de clubes literários do Amazonas.
A agenda também inclui um sarau no Hall do Teatro Amazonas, sessões de curta-metragens e a estreia de documentário no Cineteatro Guarany, além de apresentações que combinam dança ao vivo e videodança no palco do Teatro da Instalação, celebrando a criatividade em todas as suas formas.
Encontros Literários
Em alusão ao Dia do Escritor Amazonense, comemorado nesta sexta-feira (22), a Biblioteca Pública do Amazonas realiza mais uma edição do projeto “Encontros Literários: Escritores Amazonenses”. O evento acontece neste sábado (23), de 10h às 18h, e no domingo (24), das 16h às 17h. O evento gratuito traz uma série de diálogos com escritores locais, focando na riqueza da produção literária da região, além de oferecer ao público a chance de conhecer as histórias, inspirações e trajetórias dos autores.
O Chefe do Departamento de Gestão de Bibliotecas mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Sharles Costa, diz que celebrar o dia do escritor amazonense é exaltar o trabalho de profissionais que tanto contribuem para a formação de leitores e, consequentemente, para a melhoria da cultura.
“É uma data importante para a valorização daqueles que contribuem ativamente na construção da sociedade, promovendo e disseminando nossa cultura e trazendo um sentimento de pertencimento e de orgulho ao povo amazonense, pois através de muitos escritores de nossa terra, nossa cultura chegou aos quatro cantos do mundo”, destaca Sharles.
Entre os participantes do projeto, estão os escritores: Marta Cortezão, Rita Alencar Clark, Sandra Godinho e o escritor Otoni Mesquita revelando as influências literárias, como Arthur Reis, Genesino Braga, Márcio Souza, Maximino Correa e vivências que moldaram sua escrita, destacando como a cultura e o cotidiano amazônico inspiram suas obras.
A representação da Amazônia na literatura infantil se dará pelas autoras Adriana Barbosa da Silva e Leila Plácido com mediação de Marilane Pacheco e o escritor Jan Santos destaca a importância da literatura no movimento "Encantarias".
A trajetória do Clube literário do Amazonas contará com Gracinete Felinto, Nelson Castro, Álvaro Smont e Miguel Ferreira que irão explorar a importância dos clubes como espaços de resistência cultural e promoção da leitura na região e, para concluir a programação, uma roda de conversa com mulheres que escrevem a Amazônia contará com Franciná Lira, Iná Isabel, Ecila Mabelini, com a mediação de Lucila Bonina.
O evento tem o objetivo de incentivar a leitura, dando importância a autores amazonenses, e promete vários momentos de troca, inspiração e celebração. A programação completa do Encontros Literários pode ser acompanhada pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e redes sociais @culturadoam.
Sarau no Hall
Nesta sexta-feira (22), às 16h, a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) apresenta um “Sarau no Hall – Ovam no Hall”, no icônico Teatro Amazonas. O Hall do Teatro será o cenário de uma apresentação do Quarteto da Ovam. Com um repertório diversificado, a apresentação será uma oportunidade de apreciar arranjos envolventes, demonstrando a versatilidade da música brasileira.
O repertório musical inclui os sucessos “Chega de Saudade” (Tom Jobim), “Sanfona Sentida” (Luiz Gonzaga), “Deixa a vida me levar” (Zeca Pagodinho) e “Tá escrito” (Gilson Bernini e Xande de Pilares). O evento tem classificação etária livre, e os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no site shopingressos.com.br.
Mostra de Dança
Nesta sexta-feira e no sábado (22 e 23), às 19h, o palco do Teatro da Instalação vai brilhar com as apresentações dos espetáculos “Transfiguração” e “Rua” da Cia Fragmento de Rua. As apresentações combinam dança ao vivo e videodança, celebrando a criatividade em todas as suas formas.
“Rua” explora as dinâmicas do cotidiano urbano, trazendo à cena histórias e emoções que emergem do encontro entre corpos, espaços e a vivência da cidade. E “Transfiguração” desafia regras e padrões impostos pela sociedade, convidando o público a refletir sobre a liberdade e a transformação.
Entre os dois espetáculos, haverá um intervalo especial de 15 minutos, com a exibição da videodança "Átomo". A obra cinematográfica é uma reflexão poética sobre a essência da matéria e da existência, explorando a conexão entre o corpo físico e o astral, revelando impulsos adormecidos e portais profundos que nos ligam ao universo e a nós mesmos. Uma celebração do poder transformador que habita em cada um de nós. O evento tem classificação livre e entrada franca.
Sessões de Filmes
Dando continuidade a programação do Cineclube de Artes, o Cineteatro Guarany apresenta uma vasta programação que se estende por três dias no espaço localizado na Vila Ninita, na avenida Sete de Setembro, ao lado do Centro Cultural Palácio Rio Negro. As sessões que iniciaram nesta quinta-feira (21), prosseguem sexta-feira (22) às 18h30, e no sábado (23), às 19h. O Cineclube de Arte é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Nesta sexta (22/11), a programação fica por conta da mostra “Tchê!!! O cinema de Diogo Ferreira”, com a exibição de três documentários em curta-metragem do cineasta gaúcho radicado em Manaus desde 2020, A entrada é gratuita.
Já no sábado (23), às 19h, o Cineclube de Arte promove a estreia do documentário em curta-metragem ‘A Casa do Tempo de Jorge Tufic’, com direção de Dan Rubenz. Contemplado pela Lei Paulo Gustavo 2023, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o filme explora a trajetória do poeta acreano Jorge Tufic, que se radicou em Manaus, onde viveu a maior parte da sua vida. Entrada gratuita.
Feira Especial de Natal
Em Parintins, neste sábado (23), de 15h30 às 21h, a chegada do Papai Noel promete encantar a Feira de Economia Criativa Povos Criativos em mais uma edição junto com uma programação repleta de apresentações artísticas, shows, espaços de economia criativa e muita gastronomia. A feira acontece no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), no Bumbódromo. Entrada gratuita.
ASSUNTOS: Agenda Cultural