Compartilhe este texto

EP 'Samba de mulher' é retorno de Lucilene Castro

Por Portal Do Holanda

02/07/2024 17h52 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A cantora amazonense Lucilene Castro, um talento local com quase 30 anos de carreira musical, continua a demonstrar sua relevância na cena musical. Recentemente, ela gravou seis novas músicas para seu disco (EP) intitulado 'Samba de Mulher', que conta com a participação especial do cantor Uendel Pinheiro na faixa 'O que aconteceu com você?'. Este novo trabalho da premiada artista, que aborda temas desde a dor de cotovelo até o empoderamento feminino, já está disponível nas plataformas digitais YouTube Music, Spotify, Deezer, Apple Music e Tidal.

O samba não é uma novidade para Lucilene Castro. Ela explora este gênero musical desde 2001 com o aclamado 'Lucilene Castro canta Chico da Silva', lançado pela extinta Fundação Villa-Lobos. Este estilo musical tem sido uma constante em seu repertório ao longo das décadas, e nos últimos oito anos ela se dedicou ao sucesso do projeto 'Elas cantam samba', ao lado de Márcia Siqueira e Cláudia Trindade.

“O samba é um divisor de águas na minha carreira desde o projeto de canções do Chico da Silva há 23 anos. Com o Elas Cantam Samba chegamos a mais de 100 apresentações desde 2016. E agora com o Samba de Mulher entrego um trabalho bem realizado, com excelentes parcerias e investimento à altura com a Lei Paulo Gustavo”, disse Lucilene.

O EP ‘Samba de Mulher’ saiu do papel graças à aprovação de Lucilene Castro na Lei Paulo Gustavo Amazonas 2023, o que gerou a contratação de mais de 20 profissionais do cenário musical amazonense. O novo trabalho contém as faixas ‘Na moral... Rala’ (Eros Fidelis), Fraqueza (Marquinhos Negritude, Herlon Muleke do Banjo), Filha de Eva (Dudu Brasil e Lívia Prado), Semi-plano (Papaco e Assis Almeida), Será você? (Efraim Amazonas e Markinho Costa) e o dueto ‘O que aconteceu com você? (Uendel Pinheiro).

O empoderamento feminino é a marca do EP de Lucilene, ‘Samba de mulher’. “Pelo próprio título do novo trabalho, esse é um assunto que quero falar: amores, empoderamento, alegrias. O repertório das músicas explora o lugar de fala da mulher”, define a cantora. “Na moral, a fila anda, atrás vem gente, vai, vai ralar peito, sai da frente....”, trecho de ‘Na moral... Rala” evidencia a autoestima da mulher.

Uma curiosidade na produção deste álbum é a parceria de Lucilene com o compositor carioca Eros Fidelis. A aproximação se deu quando Fidelis escutou a gravação de sua autoria ‘Falsa consideração’, na voz da artista amazonense. “Ele disse que gostou do trabalho com sua música e me ofereceu uma nova canção, que prontamente aceitei e agora está no meu EP. Fiquei super feliz com esse intercâmbio, novas forças para minha produção”, destacou Lucilene.

O projeto ‘Samba de Mulher’ consiste na gravação de um EP e show de lançamento, que será em agosto, em dia  a ser definido por Lucilene Castro. Entretanto, o lugar é certo: Quilombo de São Benedito, na Praça 14, o berço do samba amazonense.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural