Festival Literário de Manaus começa nesta terça-feira
Manaus/AM - A terceira edição do Festival Literário de Manaus, o Flim 2024, começa nesta terça-feira (26) e segue até 28 de novembro, das 14h às 21h, no auditório do Parque Municipal do Idoso, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul de Manaus. Com o tema "Entre rios e palavras", o evento prestará homenagem aos 70 anos do Clube da Madrugada e ao escritor Márcio Souza, e é organizado pela Fundação Municipal de Cultura e Eventos (Manauscult) em parceria com o Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
Este ano, a celebração das sete décadas do Clube da Madrugada, movimento fundado em 1954 que revolucionou a literatura e a cultura em Manaus, será um dos destaques do festival. Escritores ligados ao movimento farão parte da programação, reforçando a importância histórica e artística do Clube na renovação cultural do estado.
O festival contará com a participação de três escritores nacionais como convidados especiais: Milton Hatoum, renomado romancista; Márcia Kambeba, poeta, geógrafa, escritora e cantora; e Francisco Gomes Alves Gomes, poeta, contista, dramaturgo e doutor em Literatura. Eles ministrarão palestras, participarão de mesas temáticas e de outras atividades. Além disso, a programação será enriquecida por 29 convidados locais que atuarão como palestrantes, mediadores e artistas, com dois apresentadores e dois intérpretes de libras assegurando a acessibilidade. O público também poderá assistir a 16 performances artísticas ao longo dos três dias de evento.
Paralelamente às palestras e mesas-redondas, o público terá acesso a uma feira de livros na área externa de convivência, onde editoras, sebos e livrarias estarão comercializando seus acervos.
O festival também marcará o início de uma tradição de homenagear anualmente um escritor amazonense pelo conjunto de sua obra e contribuição cultural. Nesta edição, o escolhido é Márcio Souza, que faleceu em 12 de agosto de 2023, aos 78 anos. Ele deixou um legado notável como jornalista, dramaturgo, editor, roteirista, gestor cultural, professor, romancista, contista, cineasta e crítico de arte, além de uma vasta produção literária, teatral e cinematográfica.
O Flim 2024 promete ser um espaço rico para debates, celebração cultural e incentivo à leitura, reunindo tradição, memória e renovação em um evento que conecta escritores, leitores e a diversidade artística do Amazonas.
ASSUNTOS: Agenda Cultural