'Maroca Pipoca - A Estourada do Norte' fará shows em municípios do Amazonas
Manaus/AM - A irreverente e ácida Maroca Pipoca, personagem icônica interpretada pelo ator e dramaturgo Wallace Abreu, embarcará em uma aventura cultural no próximo ano. Em 2025, o espetáculo "Maroca Pipoca - A Estourada do Norte", da Cia de Atores Escalafobéticos, percorrerá 10 municípios do médio e baixo Amazonas, levando teatro, humor e reflexão para comunidades da região.
O circuito tem início previsto para março e será apresentado em praças, logradouros públicos, escolas e centros comunitários. As cidades confirmadas no roteiro incluem Parintins, Barreirinha, Maués, Itapiranga e Itacoatiara, no Amazonas, além de Santarém, Alenquer, Óbidos, Oriximiná e Juruti, no Pará.
O projeto é realizado pela Cacique Produções e foi contemplado pelo Programa Rouanet Norte 2024-2025, do Ministério da Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia (BASA).
Além das apresentações do espetáculo, faz parte da programação do circuito a oferta de workshops e rodas de conversa, com temáticas pertinentes ao teatro de rua, comédia e a trajetória da companhia. As ações serão destinadas principalmente a jovens em situação de vulnerabilidade, estudantes e artistas das localidades por onde o projeto vai passar. “Essa é uma ação muito importante dentro do projeto, pois possibilita uma troca mais efetiva com o público. É uma forma de deixar um estímulo mais concreto, que vá além da relação artista/espectador. Com as ações formativas podemos dar luz a jovens, com estímulos necessários ao consumo e a produção cultural. Serão cinco rodas de conversa e cinco workshops, realizados de forma intercalada entre as cidades por onde passaremos”, reforça o diretor Wallace Abreu.
O circuito também prevê a realização de atividades de conscientização ambiental em três das dez cidades por onde o espetáculo vai passar, com plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas em áreas de reflorestamento. A ação acontece em parceria com associações de pais e mestres e/ou moradores, visando despertar em crianças e jovens participantes uma melhor consciência sobre o meio ambiente.
ASSUNTOS: Agenda Cultural