Moto Protótipo: Campeonato Amazonense de Arrancada ganha nova categoria
MANAUS/AM - Para elevar a adrenalina dos amantes de moto velocidade, o Campeonato Amazonense de Arrancada abriu espaço para uma nova categoria na temporada 2016: a Moto Protótipo. A expectativa é que os pilotos estreantes deem um show na pista Amazonas Dragway, localizada na estrada do município de Iranduba, nos dias 4 e 5 de junho, na segunda etapa da disputa.
Diferente das categorias SuperBike 600cc e SuperBike 1000cc, a Moto Protótipo é dedicada às motocicletas fabricadas de forma artesanal pelas oficinas. O processo vai além de modificar ou adaptar uma moto para competição, pois exige que o modelo seja construído do zero.
Apesar dos inúmeros exemplares disponíveis no mercado, há um público grande de motociclistas que prefere ter um projeto para chamar de seu. É o caso do piloto e líder da equipe Moto Mania, Fábio Oliveira, que junto com os colegas de oficina desenvolveu uma moto para levar ao campeonato amazonense. A equipe, que representa a Zona Norte de Manaus, investiu mais de R$ 20 mil para deixar a moto pronta para competição.
“As motocicletas sempre ocuparam um lugar muito importante nas nossas vidas e, por isso, começamos a trabalhar com os protótipos. Nós não possuímos um espaço para colocar as motos em ação e muitas vezes nos arriscávamos na rua. A oportunidade de correr na pista, que surgiu primeiramente com os eventos Open Night e Desafio 201, abriu a possibilidade de disputar com segurança e ter o tempo registrado para avaliar nossa evoluçã”, afirmou o piloto.
No evento, quem pilota o protótipo da Moto Mania é o piloto e mecânico, Arley Bruno Batista, que na etapa passada estabeleceu o recorde referência da categoria, com tempo de 7s249. “A nossa expectativa é entrar na casa dos seis segundos até o fim do ano. Por isso, fizemos várias modificações para a próxima prova”, disse o piloto, também conhecido como Bruno “Bala”.
ASSUNTOS: agenda cultural, Amazonas, campeonato de arrancada, esportes, nova categoria, Agenda Cultural