Siga o Portal do Holanda

Agenda Cultural

Exposições ocupam a cidade durante Virada Sustentável Manaus

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Na próxima semana, a capital amazonense receberá uma série de exposições de arte e fotografia abertas gratuitamente ao público. O que impulsiona a realização das mostras é a Virada Sustentável Manaus, maior festival de sustentabilidade da América Latina, que ocorre nos dias 26, 27 e 28, com atividades em todas as zonas da cidade.

A exposição “Uýra, a Árvore que Anda”, do artista visual Emerson Munduruku, é a primeira a entrar em cartaz. Sob curadoria de Keila Serruya e identidade visual por Marcelo Nobre e Mendes Auá, a mostra traz as linguagens de fotografia, vídeo e instalação, e é baseada em acervo pessoal da drag queen Uýra Sodoma, “uma entidade em carne de bicho e planta que habita e reflete Manaus”, conforme conceitua o próprio artista. As imagens são assinadas pelos fotógrafos Matheus Belém, Selma Maia, Keila Serruya, Lisa Hermes, Ricardo Oliveira e Paula Moraes.

A partir do olhar para a cidade e para a floresta, a exposição propõe repensar o que a sociedade chama de “natural”. A abertura será no dia 26, às 19h, no Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, no Centro. As obras ficarão disponíveis para visitação até o dia 30 de setembro.

Nos dias 27 e 28, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável Jovem da Amazônia (SDSN Youth Amazonia, em inglês) realizará uma mostra com objetivo de difundir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio da fotografia e expressão artística. O material que compõe a exposição é colaborativo e foi selecionado através de um concurso. As imagens retratam a Amazônia e o alcance dos ODS na região, e ficarão expostas das 8h às 17h, no Terminal de Integração de Ônibus 5, no São José Operário.

O Bosque da Ciência, no bairro de Petrópolis, receberá duas exposições fotográficas no dia 28, das 8h às 11h. Com o tema “Nossos Pets”, uma das mostras traz mais de 60 imagens de pets feitas por alunos do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Sérgio Pessoa. O principal objetivo da iniciativa foi aproximar os estudantes de seus pets e fazer as pessoas perceberem a beleza desses animais, independente de serem de raça ou vira-latas.

Já a segunda exposição, intitulada “Natureza em Foco”, retrata a biodiversidade amazônica através de fotografias, como forma de proporcionar ao público algumas das belezas e interações que são encontradas na natureza e que, muitas vezes, passam despercebidas. A mostra é organizada pela professora e bióloga, Dariene Santos.

O poder do vice Carlos Almeida e os rumores de conspiração no governo

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.