Aplicativo gratuito é lançado para acompanhar agendamentos no Sisreg; Saiba como usar
Manaus/AM - A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) lançou um aplicativo para acompanhar os agendamentos de exames e consultas no Sistema de Regulação (Sisreg). O “Consulta Sisreg Manaus” é gratuito e pode ser acessado a qualquer momento, sem a necessidade fazer download
Atualmente o paciente é informado por meio de um sistema de mensagens por celular (SMS), indicando que já pode ir até a Unidade de Saúde buscar a autorização com as informações sobre local, data e horário da consulta ou do exame solicitado. O problema é que, em muitos casos, esse sistema não tem conseguido alcançar a todos os usuários, porque muitos trocam o número do telefone e a informação ou não chega ao paciente, ou chega sem tempo hábil para ele se desloque até a Unidade de Saúde para buscar a autorização e realizar a consulta ou exame na data marcada.
Isso acaba gerando um alto índice de ausências em Manaus. Há casos nos quais a pessoa é informada e não comparece, e há os casos de não comparecimento por falta de contato com o paciente. Com o aplicativo, a perspectiva é pela redução do número de faltosos e, consequentemente, melhoria no aproveitamento das vagas ofertadas no Sisreg.
Sisreg
O Sistema de Regulação foi implantado em Manaus no ano de 2009, trabalhando pela organização do fluxo dos pacientes e reorganizando a oferta de serviços de saúde. É informatizado e permite a marcação online de exames e consultas, imediatamente após a solicitação. As unidades de saúde da rede estadual e municipal estão integradas, seja por telefone ou via internet, a um sistema específico - o Sistema de Regulação (Sisreg), desenvolvido pelo Datasus e utilizado em diversas cidades brasileiras.
O Sisreg funciona em Manaus por meio de uma gestão compartilhada entre Semsa e Secretaria de Estado da Saúde (Susam), com uma equipe mista de profissionais do município e do estado.
Tecnologia
O aplicativo “Consulta Sisreg Manaus” foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação (DTI), em parceria com a Divisão de Regulação do Departamento de Informação, Controle, Avaliação e Regulação (Dicar) da Semsa, sem custo para os cofres públicos. A consulta poderá ser feita pelo computador, smartphone ou qualquer outro dispositivo com um navegador conectado à internet, bastando acessar o site da Semsa e clicar no banner de Consulta do Sisreg.
“Caso a consulta indique que a solicitação do exame ou consulta foi autorizada, o paciente poderá ir até a Unidade de Saúde solicitante já com a certeza que irá receber as informações necessárias sobre o local e data da realização do procedimento”, destaca Marcus Vinícius.
ASSUNTOS: agendamentos, consultas, sisreg, Amazonas