Escoamento de produção assegurado garante motivação de agricultores no Amazonas
Visando o fortalecimento da economia e a melhoria das condições de trabalho do homem do campo, o Fundo de Promoção Social (FPS) do governo do Amazonas foi até o município de Borba (a 149 km de Manaus em linha reta) para acompanhar a realidade e os benefícios proporcionados pelo caminhão-baú destinado ao escoamento da produção de 357 agricultores associados a Cooperativa dos Produtores Rurais de Borba (Coopbor). O implemento agrícola no valor de R$ 100 mil foi acessado no edital 003/2017 do FPS com objetivo de beneficiar 1.760 pessoas direta e indiretamente na localidade.
Além da atuação expressiva no mercado do município, a cooperativa participa de programas institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) fornecendo anualmente cerca de 380 toneladas. Dentre os principais alimentos ofertados, estão abacaxi, mandioca, laranja, açaí, banana, goiaba, tucumã, cupuaçu.
Na visita, técnicos do FPS constataram avanço na capacidade produtiva e no aumento de renda dos associados, que passaram a economizar no frete e a conquistar mais espaço no mercado. Satisfeita com os resultados, a cooperativa tem boas expectativas para o futuro da agricultura no município e já pleiteia um novo veículo para acessar cultivos de difícil acesso.
ASSUNTOS: agricultorBorba, Coopbor, cooperativa, fruticultura, produção rural, Amazonas