Amazonense fica entre 5 melhores jogadores na Copa de Basquete em Cadeira de Rodas
Após quatro dias de muitas disputas, a Copa Norte-Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas chegou ao fim na manhã deste domingo, dia 31, na Arena Amadeu Teixeira, e consagrou a equipe de Alagoas, Adefima, como a grande campeã. O evento foi uma realização da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas, em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas e recebeu apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Para chegar ao título, a Adefima fez realmente uma campanha de ouro e conquistou a Copa invicta, passando por Vida Ativa (44 a 27), a ADM-PE (61 a 16), a ADM-CE (43 a 25) e a Adefa (51 a 16), este último jogo na manhã deste domingo.
A segunda colocação da competição ficou com a Vida Ativa, de Roraima, que venceu a ADM-PE (32 a 19) e a ADM-CE (34 a 32) e perdeu para a Adefima e a Adefa (44 a 35). O terceiro lugar na competição foi para os pernambucanos da ADM-PE, que foram melhor em quadra em cima da ADM-CE (54 a 48) e a Adefa (27 a 21), perdendo para a Vida Ativa e a Adefima.
Com o resultado, os três primeiros lugares já estão classificados para o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas da 3ª Divisão 2017, que acontece no segundo semestre do ano que vem.
Há três meses praticando a modalidade, Matheus de Souza (ADM- Ceará) comemorou a indicação. “Foi uma surpresa muito boa, pois eu não esperava. Comecei há três meses e meio na modalidade, depois que um professor me viu na rua e convidou a participar da equipe, e agora quero me dedicar ainda mais, aprender, e fazer jus a esta confiança”, disse o jovem de 18 anos.
Amazonense é homenageado
O Amazonas não venceu a Copa, mas ganhou destaque através do ala Michel Silva. O camisa nove da seleção amazonense ficou entre os cinco melhores jogadores e dividiu a conquista com todo o time baré.
Para fechar com chave de ouro a competição, a presidente da CBBC elegeu o amazonense João Paulo Sobreira como o novo mascote da modalidade em Manaus. Para o futuro paratleta, a responsabilidade é grande, mas vai ser encarada com muito entusiasmo. “Ainda não pratico o basquete, mas agora vou iniciar e estava desde ontem ansioso para vir à Copa. Fiquei feliz e bastante animado. Um dia vou ser que nem esses jogadores e vou treinar bastante”, contou o jovem, que na semana que vem vai iniciar nas quadras.
Equipes participantes
A competição reuniu seis equipes do Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Pará e Rondônia. Os times disputaram três vagas para o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas da 3ª Divisão 2017. As partidas foram abertas ao público e cerca de 90 paratletas participaram da competição.
Equipes participantes: Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas - Adefa (AM); Associação dos Deficientes Motores do Ceará (ADM/CE), Associação dos Deficientes Motores de Pernambuco (ADM/PE), Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (ADFIMA/AL), Instituto de Pessoas com Deficiência de Ananindeua (IPDA/PA), Sociedade Vida Ativa (Porto Velho/RO).
ASSUNTOS: Alagoas, Amazonas, amazonense, cadeira de rodas, cadeira de rodas basquete, esportes, Manaus, Esportes