Receitas caseiras de álcool gel são 'Fake News'; veja alternativas mais eficazes
A pandemia do novo coronavírus fez com que a população corresse em busca de produtos eficazes na proteção contra a infecção, como o álcool em gel levando a escassez do produto. Para contornar essa situação, notícias que informam receitas caseiras de álcool em gel se espalham na internet e são consideradas perigosas. O biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, em entrevista para site da Globo, explicou os mitos sobre as receitas.
O Dr. Bactéria disse que as receitas caseiras de álcool gel não são possuem eficácia e facilitam na proliferação dos microorganismos. Ele também esclareceu que as receitas para fazer máscara cirúrgica em casa não funcionam. O mais indicado é a higienização e compra dos produtos em farmácias e supermercados à venda que combatem o coronavírus.
Opções eficazes
Na falta do álcool gel existem outras opções mais eficazes, como o lenço umedecido antisséptico. Não é a do bebê, pois esses têm ação neutra. Na embalagem dos produtos existe a informação que o lenço é antisséptico. A segunda opção é o álcool “swab”, que consistem em mini lenços usados em laboratórios clínicos, antes da aplicação de injeções. A terceira opção é no uso do antisséptico em spray, com gluconato de clorexidina, ou apenas clorexidina.
As opções são indicadas por farmacêuticos e médicos ouvidos pelo jornal O Globo.
Veja também
ASSUNTOS: alcool gel, coronavírus Brasil, covid19, máscaras caseiras, ministério da saúde, receita caseira alcool gel, Brasil, Coronavírus