Compartilhe este texto

Deputado quer que PMs da reserva sejam reaproveitados na segurança do Amazonas

Por Portal Do Holanda

13/06/2019 9h19 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Para combater a falta de Policiais Militares nas ruas, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, na última quarta-feira (12), por unanimidade, o requerimento do deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) que pede o aproveitamento dos policiais militares da reserva para utilização na segurança pública.

O documento foi aprovado após discussão da aprovação da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) nº 04/2019 e o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 06/2019, que inclui a Defensoria Pública entre órgãos com direito a casa militar. Na prática, a PEC vai deixar 571 policiais militares à disposição da estrutura do Executivo Estadual.

Em virtude do déficit de policias por habitante no Amazonas, Wilker chamou atenção, durante discurso no plenário, para que o Governo do Estado passe a lotar policiais da reserva nos prédios públicos, na segurança penitenciária, atividade administrativa, deixando os policiais ativos à disposição da população.

“Penso que é positivo termos policiais militares à disposição de órgãos do governo, mas penso que policiais que estão na reserva e aptos podem servir os prédios públicos. Por isso, fiz essa indicação para que possamos ter esse efetivo de pouco mais de 500 policiais ativos de volta nas ruas do Amazonas”, exemplificou.

‘Guarda pretoriana’

O parlamentar ainda questionou o governo quanto ao quantitativo de policiais disponíveis que atendem somente o governador Wilson Lima. De acordo com o parlamentar, o gabinete do governador e do vice dispõem de 146 policiais militares.s

“O governador tem cem policiais e o vice-governador vinte policiais à disposição. É uma verdadeira guarda pretoriana. Acho que ele (Wilson Lima) é o Trump (presidente dos EUA) para ter cem policiais só para ele. Hoje o Amazonas tem 7 mil policiais quando se precisaria de 15 mil nas ruas. É preciso rever certas atitudes, pois esses policiais estão fazendo falta no combate à criminalidade”, declarou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Aleam, Amazonas, Manaus, PM-AM, SSP-AM, Amazonas

+ Amazonas