Deputados discutem regulamentação do transporte fluvial no Amazonas
Manaus/AM - Deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) debateram, na última quarta-feira (26), a necessidade de regulamentação do transporte fluvial no Estado. A discussão ganhou destaque na Casa após o naufrágio de embarcação, no rio Juruá, na última quinta-feira (20), com 97 passageiros. Duas crianças estão desaparecidas e os bombeiros encerraram as buscas.
O deputado Fausto Junior (PV) defendeu a necessidade de resolver o problema da regulamentação do transporte fluvial, que perdura por décadas no Amazonas. Segundo ele, embora o sistema seja utilizado por 800 mil usuários por mês, transportando ainda um grande volume de cargas entre os municípios e a capital, as embarcações operam sem qualquer controle legal.
O deputado Adjuto Afonso (PDT), que vem destacando a necessidade desta regulamentação há vários anos disse que “as linhas precisam ser disciplinadas, até para garantir acesso ao financiamento do Fundo da Marinha e do FNO/Basa, a exemplo do que já existe no Estado do Pará”. Carlinhos Bessa (PV) propôs a criação de uma Frente Parlamentar para unir forças pela regulamentação, sendo apoiado em sua sugestão pela deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP).
Veja também
ASSUNTOS: Aleam, Amazonas, carauarí, Manaus, naufrágio, rio juruá, Amazonas