Fiscalização em postos flagra irregularidades em preço e lacre de bomba
A presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputada Joana D’Arc (PR), acompanhada de mais quatro deputados, fizeram blitz em postos de combustíveis da cidade a fim registrar eventuais irregularidades na relação com o consumidor ou abuso nos preços praticados.
Conforme Joana D’Arc, esta é a segunda fase dos trabalhos da CPI, a fiscalização in loco, e objetiva apurar “questão de preço, o que é abusivo ao consumidor.” A parlamentar garantiu que a blitz estava sendo bem sucedida, pois, nos dois postos até então fiscalizados havia sido possível obter informações e verificar questões que tornavam passível a notificação e autuação.
No primeiro posto foi identificada diferença na placa com o preço de combustível e o preço efetivamente marcado na bomba, enquanto no segundo posto uma das bombas não tinha lacre.
Joana D’Arc explicou que o objetivo, nesta sexta-feira, 24, era fiscalizar pelo menos 30 postos na capital, em trabalho conjunto com o Procon-AM, ANP e Ipen-Inmetro.
Na segunda-feira, dia 27, os deputados devem se deslocar até Parintins para realizar o mesmo trabalho. A presidente afirmou que o objetivo da CPI é entender como funciona a composição de preços e identificar possível alinhamento de preços e a possibilidade de ocorrência de cartel.
Também participaram da blitz os deputados Fausto Jr (PV), Álvaro Campelo (PP), Abdala Fraxe (Podemos) e a deputada Alessandra Campelo (MDB).
ASSUNTOS: Aleam, cartel, consumidor, CPI dos combustíveis, preço, Amazonas