Josué diz que seria antidemocrático arquivar pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos
Manaus/AM - Na tarde desta quinta-feira (30), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB), aceitou o pedido de abertura do processo de impeachment do governador Wilson Lima e do vice, Carlos Almeida Filho. A decisão foi anunciada durante encerramento de sessão virtual e o parlamentar justificou que seria “antidemocrático”, “suspeito” e “parcial” se ele decidisse arquivar o pedido.
“Vou dar prosseguimento e encaminhamento ao pedido de impeachment do governador Wilson Lima e do seu vice porque essa é a única forma imparcial que um presidente da Assembleia pode agir para que esta Casa, de maneira soberana, seus diversos integrantes, de diversas forças políticas e a sociedade mobilizada, essa, sim, possa decidir. O contrário disso seria engavetar solitariamente este pedido. E isso é algo suspeito, inaceitável, antidemocrático e parcial. Eu não posso tomar uma decisão parcial nesse caso”, justificou Josué.
Os deputados da base do governador, Alessandra Campelo, Joana Darc e Belarmino Lins se manifestaram contra a decisão “solitária” de Josué. Eles argumentaram que em em fevereiro deste ano, ao negar pedido de impeachment apresentado pelo deputado Wilker Barreto, Josué consultou os demais membros da Mesa Diretora.
Desta vez, Josué tomou a decisão monocrática e justificou que a abertura de processos de impeachment é de prerrogativa única do presidente da Aleam, mas naquela vez decidiu compartilhar a decisão com os demais colegas mesmo isso não sendo algo obrigatório.
Procedimentos
O pedido de impeachment aprovado por Josué foi apresentado pelo médico Mário Vianna, presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam). Após a aceitação, a Aleam vai formar uma comissão para avaliar o documento do pedido de impeachment e elaborar um relatório indicando se prossegue ou não com o processo.
Se o processo for aprovado, os deputados vão decidir se aceitam o impeachment, sendo necessários 16 votos para que o governador e o vice sejam afastados de seus cargos.
Veja também
ASSUNTOS: Aleam, carlos almeida filho, governador amazonas, impeachment Wilson Lima, josué neto, Manaus, pedido impeachment wilson, wilson lima, Amazonas