Polícia alemã flagra terroristas prestes a executar ataque em Berlim
BERLIM – A polícia alemã deteve quatro homens, um deles suspeito de planejar um ataque com facas na meia maratona de Berlim, neste domingo, informou o jornal “Die Welt” em sua página na internet.
Segundo a publicação, os quatro suspeitos são ligados a Anis Amri, um tunisiano com ligações com militantes islâmicos que matou 12 pessoas em um atentado em Berlim em dezembro de 2016, quando roubou um caminhão e invadiu um mercado de rua lotado com o veículo.
Sem citar fontes, o “Die Welt” informou que o principal suspeito era conhecido de Amri e planejava esfaquear pessoas que estivessem assistindo ou participando da meia maratona de Berlim, que acontece neste domingo. Ele estava armado com duas facas especialmente afiadas com este propósito.
O ataque de Amri em Berlim em 2016 levou os parlamentares alemães a pedirem medidas de segurança mais duras no país. Desde então, não foram registrados outros atentados por militantes islâmicos na Alemanha. Mais cedo neste domingo, o ministro do Interior da Alemanha, Horst Seehofer, disse que o governo fará tudo que for possível para proteger seus cidadãos, mas acrescentou:
- Mais uma vez vemos que a segurança absoluta, infelizmente, não é possível.
Seehofer estava falando sobre o episódio de Muenster, onde um homem jogou a van que dirigia sobre um grupo de pessoas do lado de fora de um restaurante, matando duas delas antes de se matar com um tiro. As autoridades alemãs informaram que o atacante de 48 anos era um cidadão alemão com problemas mentais e não há indicações de ligações dele com radicais islâmicos.
ASSUNTOS: Alemanha, Berlim, terrorismo, Mundo