Salário injusto traz problemas ao coração, conclui pesquisa
Pesquisadores alemães concluíram que o sentimento de receber um salário injusto no trabalho pode fazer com que você tenha problemas cardíacos a longo prazo.
Estudiosos da Universidade de Bonn e do Instituto de Comportamento e Desigualdade constataram que as remunerações considerados injustas têm impacto direto na atividade cardíaca e prejudicam a saúde das pessoas.
Além de coletar dados econômicos, eles fizeram um experimento de laboratório em que 80 alunos foram divididos em duplas de “chefes” e “trabalhadores”.
Os trabalhadores tinham 25 minutos para resolver uma tarefa monótona no computador, enquanto os chefes tinham autorização para descansar, por exemplo.
Quanto mais decisões acertadas, mais dinheiro a equipe acumulava. Em seguida, os chefes compartilhavam os lucros de forma desigual entre os dois, com o trabalhador embolsando menos dinheiro do que achava que merecia.
Essa situação de injustiça causou estresse nos trabalhadores, que os cientistas mediram por meio da variabilidade da frequência cardíaca. Isso indica um aumento do risco de doenças cardíacas motivadas por um sentimento de injustiça. Fonte: Yahoo Brasil.
Veja também
ASSUNTOS: Alemanha, pesquisadores, salario, Variedades