Cientistas desenvolvem novo método para combater o câncer de próstata
Cientistas ingleses desenvolveram um método inovador para combater o câncer de próstata e minimizar os efeitos colaterais da doença. Segundo o site Veja, Mark Emberton, cientista e médico responsável pela pesquisa, explicou que o novo método se utiliza de um remédio a base de bactérias encontradas em algas marinhas e o uso de lasers.
O tratamento acontece da seguinte forma: o medicamento é injetado na corrente sanguínea, depois os médicos introduzem fibras óticas na região do períneo, até alcançar os testículos. Lá a luz emitida pelo laser estimula a ação do medicamento que começa a matar os tumores. Isso acontece porque essas algas marinhas se concentram na região mais profunda dos mares, onde a luz não consegue penetrar. Uma vez que tenham contato com a luz do laser, elas liberam toxinas poderosas que destroem as células cancerígenas.
Dos 413 pacientes que participaram do experimento, 49% ficaram curados do problema, resultado considerado significativo pelos pesquisadores. Caso os avanços continuem, eles acreditam que esta opção de tratamento pode diminuir drasticamente o número de cirurgias, quimioterapias e radioterapias que agridem muito o organismo.
ASSUNTOS: algas marinhas, câncer de próstata, novo tratamento, Saúde e Bem-estar