Escolas do AM buscam combater sobrepeso e desnutrição infantil com alimentação saudável
Manaus/AM- A escola tem extrema importância na formação dos hábitos alimentares das crianças. A preocupação com a alimentação chega cada vez mais às escolas da rede Estadual de todo o Amazonas, onde frutas e verduras não são opcionais, todos os dias as crianças fazem refeições balanceadas e, nas salas de aula, aprendem a importância de se ter uma vida saudável.
De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), no Brasil, 33,5% das crianças com idades entre cinco e menos de nove anos apresentam excesso de peso. O mesmo percentual atinge os adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos com sobrepeso (33,5%), sendo que 8,4% estão obesos. Ainda segundo o órgão 7% das crianças menores de cinco apresentam desnutrição crônica (déficit de altura). Quando verificados dados de crianças de cinco a menores de nove anos 4,1% apresentam desnutrição aguda e 6,8% das crianças apresentam desnutrição crônica.
Para combater essas estatísticas, tanto com o excesso quanto a falta de peso ideal, a fase escolar é importante, segundo a nutricionista Glenda Farias, pois os hábitos adquiridos na infância e na adolescência são levados para a vida adulta.
No Amazonas, o cardápio das escolas da rede estadual está focado na saúde e desempenho dos alunos. De acordo com o secretário de Estado de Educação, Algemiro Ferreira Lima, há um nutricionista para cada coordenadoria e o que é servido para os estudantes é aprovado pelo Conselho de Alimentação Escolar. Além disso, o Governo do Estado reforça o Programa de Alimentação Escolar do MS com um investimento de R$ 30 milhões.
ASSUNTOS: alimentação, Amazonas, escolas públicas, Manaus, Amazonas