Mais de uma tonelada de produtos vencidos é apreendida em Manaus
Manaus/AM - Mais de uma tonelada de produtos vencidos, foi apreendida na manhã desta quarta-feira (2), no conjunto América Medeiros, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. A ação motivada por denúncia é uma continuidade da operação "Alimento Desfavorável", parceria da equipe de inspeção da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), com a Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon).
Durante a inspeção dos fiscais da Adaf, no estabelecimento clandestino, que funcionava em uma casa, foram encontrados produtos com data de validade vencida, fracionados e acondicionados de forma irregular. Queijo, presunto, mortadela, calabresa e bacon eram os produtos que estavam vencidos com o mês de setembro e que seriam comercializados com uma nova data do mês de outubro e, sem o Serviço de Inspeção Estadual (SIE).
Os funcionários não usavam o uniforme apropriado, como o Equipamento de Proteção Individual (EPI), necessário para o processamento dos produtos. Os produtos eram comercializados para mercadinhos e padarias.
“O consumidor tem que ficar atento com o preço e verificar se tem selo de inspeção para poder comprar um produto que foi manipulado corretamente. Esse produto apreendido não tem o selo de inspeção do Estado e nem o Federal. A Adaf precisa do consumidor, para que denuncie produtos que sejam duvidosos, para poder a equipe da Adaf entrar em ação com a Decon para tirar de circulação os produtos impróprios para o consumo”, comentou o médico veterinário da Adaf.
Para denúncias, a Adaf disponibiliza o WhatsApp do AdafOuv 99380-9174 e o contato da gerência de inspeção de produtos de origem animal 99138-4073. A Decon, os números do disque-denúncia: (92) 99962-2731 e 3214-2264, para o repasse de delações relacionadas ao atendimento à pessoa física e consumidor.
ASSUNTOS: alimentos estragados, apreensão, crime, loja, Manaus, multa, supermercado, tonelada, vencido, Amazonas