10 receitas milagrosas para quem quer emagrecer rápido
A luta para perder peso é dividida entre a grande parte dos brasileiros. E pra alcançar resultados de forma rápida, vale a pena investir em alimentos estratégicos e que prometem regular o estomago e trazer resultados rápidos. Confira a lista feita pela Revista Cláudia:
CHIA
A semente, rica em ômega 3, retarda o esvaziamento gástrico, fazendo com que a comida chegue mais devagar ao intestino. Com a ingestão, a gente demora mais para sentir fome de novo.
Quantidade sugerida: 2 colheres (sopa) de chia por dia batida no liquidificador com suco ou água. Assim, ela se transforma em um gel que, no organismo, ocupa espaço até 12 vezes maior que a própria semente.
GELATINA
A versão sem açúcar tem pouquíssimas calorias e pode ser consumida várias vezes ao dia para aliviar a fome. Uma dica é cortar em cubos e guardar na geladeira. Assim, você come sempre que tiver vontade de doces, evitando atacar guloseimas calóricas. O colágeno presente na gelatina contribui no combate à flacidez durante a perda de peso.
Quantidade sugerida: até duas caixinhas ao dia.
IOGURTE
Só vale se for o natural, com 0% de gordura e enriquecido com probióticos, as bactérias boas que vivem em nosso intestino e regulam seu funcionamento. Se estiverem em equilíbrio, você corre menos risco de ficar inchada e seu corpo consegue absorver bem todos os nutrientes vindos da sua dieta habitual. É uma opção de alimento com baixo teor calórico e alto valor nutricional.Trata-se de uma proteína magra, algo importante para aumentar a sensação de saciedade e preservar os músculos durante o emagrecimento.
Quantidade sugerida: consuma até dois potinhos de 150 gramas todos os dias.
UVA
Um estudo recente, divulgado na publicação especializada americana The Journal of Biological Chemistry, revela que a substância piceatanol, presente na uva e em frutas vermelhas, impede o desenvolvimento de novas células de gordura, pois não permite que elas amadureçam. Os cientistas chamaram essa ação de antiadipogênica. O ativo também está relacionado à liberação de insulina na corrente sanguínea.
Quantidade sugerida: como se trata de descoberta ainda muito recente, não se sabe exatamente quanto se deve ingerir para obter os benefícios. Os especialistas recomendam começar com uma porção (ou dez uvas) por dia.
LIMÃO
Assim como outras frutas cítricas, é muito vantajosa para quem está de dieta. Primeiro, porque contém pectina, fibra solúvel que dificulta a absorção de gordura. Ela também diminui o índice glicêmico da refeição quando consumida com outros alimentos, evitando picos de insulina - hormônio que favorece o estoque de gordura. A vitamina C, presente na fruta, além de fortalecer o sistema imunológico, participa da formação de fibras colágenas, que são responsáveis pela sustentação da pele.
Quantidade sugerida: saboreie três porções de frutas cítricas, como limão, tangerina e abacaxi ao dia.
CHÁ-VERDE
Os poderes diurético, desintoxicante e estimulante são o grande atrativo da bebida, que não contém calorias. Os benefícios vêm, principalmente, de duas substâncias: cafeína e catequina. Ambas ajudam a impulsionar o metabolismo e aumentar o gasto calórico. Na prática, ele proporciona mais disposição e menos fadiga muscular, o que desperta uma vontade natural de mexer o corpo. Especialistas não aconselham tomá-lo enquanto se come. Isso faz a pessoa mastigar menos e não perceber quando está satisfeita.
Quantidade sugerida: 4 a 6 xícaras ao dia é o ideal. De preferência, reserve sempre uma para beber antes de cada refeição.
BIOMASSA DE BANANA
Parecido com um purê, esse alimento funcional é produzido pelo cozimento e processamento da banana verde. Dá para comprar o preparado em lojas de produtos naturais ou até fazer em casa (confira a receita em nosso site). O alimente se trata de uma pasta rica em prebióticos - substância que, segundo ressalta, é uma espécie de alimento das bactérias probióticas do intestino. Seu consumo favorece a saúde do órgão e o sucesso da dieta.
Quantidade sugerida: não existe um valor exato estabelecido. A dica é incluir 1 colher (sopa) na receita de bolos, sucos e mingaus sempre que quiser.
GENGIBRE
Está no rol das fibras que auxiliam a prolongar a sensação de saciedade, reduzir a absorção de gordura dos alimentos e equilibrar o ritmo intestinal - que costuma ficar mais lento em dietas de restrição alimentar. Seu consumo deve ser associado à ingestão de bastante água durante todo o dia para que ela não vire um bolo no intestino e provoque efeito contrário. O bônus: a aveia ainda ajuda a controlar o colesterol.
Quantidade sugerida: adicionada a frutas, iogurtes, saladas, sucos ou vitaminas, 1 colher (sopa) ao dia é o suficiente.
ABACATE
Contém ômega 9, o mesmo tipo de gordura boa presente no azeite, que tem ação anti-inflamatória e prolonga a saciedade. A substância também está relacionada à modulação do cortisol, o hormônio do stress, que, se liberado em excesso, favorece o acúmulo de gordura abdominal mas como é calórico, evite adoçar.
Quantidade sugerida: coma de 2 a 3 colheres (sopa) ou meio avocado (um tipo menor de abacate) por dia.
AVEIA
Faz parte do grupo de alimentos termogênicos, como a canela e a pimenta. Sua função é impulsionar o metabolismo, aumentando a quantidade de calorias gastas para manter o nosso organismo em funcionamento. Os benefícios são mais visíveis quando associados à prática de exercícios. É mais vantajoso consumir a raiz fresca.
Quantidade sugerida: Use um pedaço pequeno (cerca de 3 centímetros) de gengibre para fazer chá ou rale e adicione a saladas.
ASSUNTOS: alimentos, emagrecer, Pelé, Saúde e Bem-estar