Confira alimentos que se pode comer depois do vencimento
Alguns alimentos podem ser consumidos mesmo fora do prazo de validade que está no rótulo, pois alguns produtos conservam-se além do tempo da data indicada. Por isso, antes de consumir qualquer produto é importante prestar atenção à aparência, cheiro, textura e sabor do alimento, mesmo quando ele se encontra dentro do prazo de validade.
Especiarias, enlatados, macarrão, arroz e feijão, são alguns exemplos de alimentos que podem ser consumidos em segurança mesmo depois de ter expirado o seu prazo de validade. O prazo de validade é apenas uma período de referência definido pelo fabricante, durante o qual o alimento deve manter as suas qualidades nutricionais e sanitárias para consumo, desde que armazenado corretamente, mas normalmente esse período pode ser ainda maior do que o indicado.
Alimentos que podem ser consumidos depois do prazo
Alguns alimentos que podem estar bons depois do prazo de validade terminar incluem:
Massas secas e arroz;
Feijão e polpa de tomate;
Produtos enlatados, como atum, milho, feijão ou leite condensado, por exemplo;
Farinha, sal e açúcar;
Especiarias e chá;
Água mineral;
Azeite e óleo;
Frutos secos e milho de pipoca;
Refrigerantes, como coca-cola ou guaraná;
Legumes congelados.
Estes alimentos podem geralmente ser consumidos alguns meses depois do seu prazo de validade ter terminado, desde que não existam alterações na sua cor, cheiro, textura ou sabor. Além disso, as suas embalagens devem também encontrar-se seladas e armazenadas de acordo com as indicações dadas pelo fabricante.
Alimentos refrigerados como carnes, iogurtes, leites e requeijão, por exemplo, são exemplos de produtos que não devem ser consumidos após o vencimento. Medicamentos e suplementos também são exemplos de exceções que apenas devem ser usados quando dentro do prazo de validade, pois podem representando um perigo para a saúde. Fonte: Tua Saúde
ASSUNTOS: alimentos, faz mal, produtos, validade, Saúde e Bem-estar