Compartilhe este texto

Descubra a relação entre alimentos e insônia

Por Portal Do Holanda

20/02/2017 6h08 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

A insônia pode ser provocada por fatores como estresse, trabalho noturno e falta de uma rotina diária, o que faz com o corpo não tenha horários adequados para as atividades do dia. Além desses fatores, o uso de medicamentos também pode causar insônia em algumas fases da vida, especialmente nos idosos. Os alimentos que favorecem a insônia são os estimulantes como café, rerigerantes à base de cola, chocolate e a pimenta, e os alimentos que combatem a insônia são os ricos em triptofano como leite, nozes, aveia e tomate.

Os alimentos que ajudam a combater a insônia são: alimentos ricos em triptofano: coxa de peru, leite, carne de vitela, salmão, tomate, queijo branco, nozes, mel; alimentos ricos em vitamina B6: cenoura, cebola, kiwi, levedura de cerveja, banana, atum, azeite, espinafre, melancia, ervilha, soja; alimentos ricos em vitamina C: acerola, laranja, limão, aspargos, acelga, morango, kiwi, melão, pimentão, tangerina; alimentos ricos em magnésio: alho, banana, nozes, ameixa seca, pão integral, arroz integral, salmão, espinafre; alimentos ricos em carboidratos complexos: macarrão e arroz integrais, batata, feijão, grãos integrais como linhaça e chia.

A falta de cálcio no organismo pode estar relacionada à insônia e, por isso, recomenda-se aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio, como iogurte natural e leite, especialmente antes de ir dormir. Essa sugestão só na deve ser aplicada por intolerantes à lactose ou ao leite.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: alimentos, insônia, Manaus, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar