Projeto científico aborda diversidade étnica em Manaus
Manaus/AM - Projeto desenvolvido pelo Programa Ciência na Escola (PCE) identificou comunidades que vivem no entorno de Manaus e que se auto definem indígenas. O estudo teve como tema central três eixos: a diversidade étnica na cidade, a identidade e os saberes tradicionais e foi realizado em 2015 na Escola Estadual Professor Francisco das Chagas de Souza Albuquerque, localizada no Centro da cidade.
Os povos indígenas que residem na capital, como baré, tukano, dessana, sateré-mawé, arapaço, miranha, kokama, mura, tariano, deni, munduruku, apurinã, tuyuca, piratapuia, entre outros, ainda sofrem com a estigmatização de suas identidades étnicas que são fomentadas por um senso comum, reproduzidas, às vezes, até nas escolas.
O projeto compreendeu os desafios vivenciados cotidianamente pelos povos indígenas, como as violências físicas e simbólicas, a negação de direitos, a construção da cidadania e seus modos de vida culturalmente distintos.
De acordo com Menezes, o Amazonas é conhecido nacionalmente, e até mesmo mundialmente, por possuir uma população indígena grande. Entretanto, os povos indígenas que moram na cidade sofrem um estigma muito grande.
A professora comenta ainda que existe um senso comum grande de que o indígena que reside na cidade não é mais índio. No projeto foi mostrado aos alunos que a identidade étnica não depende do lugar que a pessoa esteja, ela é uma construção do sujeito que se identifica com o seu grupo social. Além disso, foi feito rodas de conversas, levantamentos bibliográficos sobre a questão, em teses, artigos e dissertações.
ASSUNTOS: Amaozonas, Manaus, Amazonas