30 passageiros de barco no Amazonas testam positivo para Covid-19
Manaus/AM - Antes mesmo do decreto que suspendeu o transporte fluvial no Amazonas, uma embarcação teve 30 passageiros sendo infectados pelo novo coronavírus. O caso aconteceu no dia 18 de março em barco que saiu de Manaus em direção a Carauari.
A embarcação possuía 68 passageiros, onde 42 realizaram teste para Covid-19 e 30 deram positivo.
A Secretaria de Saúde de Carauari informou que todos cumpriram isolamento domiciliar após um idoso de 75 anos apresentar sintomas, tendo complicações, precisando ser entubado e encaminhado em UTI Móvel para Manaus. Ele acabou vindo a óbito. O paciente manifestou os sintomas após 20 dias da embarcação chegar ao município.
Uma investigação foi então iniciada para verificar de quem o idoso pegou o vírus, pois ele não havia viajado. Se constatou que um sobrinho dele foi o transmissor que esteve na embarcação. Com isso, se viu a necessidade de testar os demais passageiros.
Os demais passageiros que testaram positivo estavam assintomáticos, conforme a secretaria e já estão fora do período de transmissão do novo coronavírus. Em Carauari, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), confirma apenas um caso e um óbito por Covid-19.
Veja também
ASSUNTOS: carauarí, coronavírus amazonas, coronavirus carauari, coronavírus Manaus, morte carauari covid-19, Susam, Amazonas